Se você tem ou pretende colocar no ar um site, certamente espera que ele apareça na primeira página do Google, certo? Estar entre os resultados de maior relevância no buscador mais conhecido do mundo é uma excelente maneira de ganhar destaque perante à concorrência.
Há inúmeras maneiras de otimizar seu site para que ele ganhe esse status. Tais estratégias são trabalhosas, mas pode ter certeza de que elas valem a pena.
Ao longo do artigo de hoje, você terá uma série de dicas que visam justamente a indexação do seu website. São alguns dos procedimentos que a AllQ Agência adota em seus projetos e que rendem bons frutos para os clientes. Não deixe de conferir!
Duas maneiras de aparecer na primeira página do Google
Antes de tudo, é preciso ter certeza de que o seu site já se encontra no índice do Google. Para tanto, basta você usar o buscador e digitar o nome da sua empresa para ver se ela aparece.
Se ela estiver entre os resultados, isso quer dizer que o seu site está devidamente indexado. Se não estiver, você precisa cadastrá-lo de forma manual. Assim, ele aparecerá nos resultados mesmo que não seja nas primeiras páginas.
A partir de então, começa o trabalho de lapidação do seu posicionamento na plataforma para você ter sua empresa no google. Para isso, é preciso fazer o uso também de técnicas e mecanismos, dentre os quais destacamos os seguintes:
1. Técnicas de SEO
Você sabe o que significa a sigla SEO? Ela vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para a nossa língua como Otimização para os Mecanismos de Busca.
O SEO é uma das peças mais importantes para seu website se destacar no Google. Todo e qualquer site ou blog relevante utiliza esse tipo de técnica nas duas descrições e conteúdos.
O visitante raramente percebe quando um texto está otimizado com SEO. Em contrapartida, o Google é expert em identificar e dar destaque para os sites que tomam esse cuidado.
E o melhor, essa ferramenta é gratuita, bastando você ou sua equipe de marketing criar um conteúdo bem feito e utilizar as palavras-chave (falaremos melhor sobre elas ao longo deste artigo).
2. Google Ads
Com o auxílio de uma ferramenta chamada Google Ads você consegue dá mais visibilidade para sua empresa no google. É uma ferramenta que pede investimento, porém é muito eficiente.
O Google Ads (antigo Google Adwords) ajuda seu negócio a ser encontrado pelas pessoas certas, por seus futuros clientes. Isso ocorre quando eles pesquisam no Google o produto ou serviço que você oferece e o link de seu site aparece ali nas primeiras pesquisas.
É uma ferramenta paga, criada pelo Google, usada para uma empresa ganhar visibilidade e possíveis clientes por meio de links patrocinados, os conhecidos “anúncios”. É por meio desse sistema que seu site pode aparecer na primeira página do Google.
Você só irá pagar quando os usuários clicarem para visitar seu site ou ligarem para sua empresa. Lembrando que o pagamento pode ser definido antes, podendo começar com 10 reais até valores mais altos que esteja de acordo com seu orçamento.
É por meio do Google que as pessoas pesquisam coisas de seu interesse, como o que comprar, o que fazer ou aonde ir. O anúncio do Google Ads pode ser exibido no momento exato em que uma pessoa estiver pesquisando produtos e serviços como os seus.
Esse tipo de anúncio aparece na primeira página do google, seja a pessoa acessando pelo computador ou dispositivo móvel, trazendo diversos benefícios para a empresa como por exemplo:
- Aumento no número de visitas ao site;
- Clientes que entram em contato por telefone ou mensagem;
- Controle de investimento;
- Segmentação de público
Além dessas duas técnicas, para que sua empresa apareça na primeira página do Google é muito importante filtrar dados e fazer um bom planejamento de marketing digital, como por exemplo, conhecer seus concorrentes, o seu público-alvo, as palavras-chave corretas, criar um conteúdo de qualidade e otimizar o seu site.
Site otimizado para o Google
Com o auxílio de uma ferramenta chamada Google Search Console é possível identificar o que pode ser melhorado no seu site. Ela traz dados sobre como o seu site ou blog é interpretado pelo sistema e quais são as suas fragilidades.
Com tais informações, você sabe exatamente o que é necessário modificar para que o seu site fique na primeira página do Google. Além, é claro, de contribuir para a experiência dos usuários que visitam o seu endereço online.
A experiência dos usuários no seu site é considerada pelo Google ao realizar a indexação. Por isso, é essencial propiciar uma navegabilidade satisfatória e amigável, inclusive para smartphones.
Ninguém é fã de sites que ficam travando ou que contém bugs. Se a velocidade de carregamento for muito lenta, isso pode prejudicar a sua posição e dar espaço para a concorrência na primeira página do Google.
O Google também considera a qualidade e a quantidade de links que indicam o seu site. Esse é o chamado Link Building. Nesse caso,é importante incentivar os usuários a deixar comentários e linkar o seu site em outras páginas, fóruns e redes sociais. Firmar parcerias também é uma maneira de oportunizar esse tipo de redirecionamento.
Lembre-se de utilizar também outras ferramentas que ajudam a divulgar sua empresa, como por exemplo, as redes sociais que fazem com que seu público conheça e interaja ainda mais com a sua marca, produto ou serviço.
Outra importante ferramenta, gratuita, é o Google Analytics, uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site. Ela tem como objetivo principal analisar o comportamentos dos visitantes que navegam pelas páginas do seu site, fornecendo assim dados muito relevantes para a estratégia de marketing de sua empresa.
O que é Palavra-chave?
O processo de escolha das palavras-chave, também chamadas keywords, está intimamente ligado ao SEO. Essas palavras são definitivas para que um site consiga se posicionar na primeira página do Google.
Tendo em vista que o Google é o mecanismo usado em mais de 90% das pesquisas na internet, nada melhor do que seguir as dicas da própria plataforma para escolher corretamente as suas palavras-chave:
- Procure pensar como o público e nos termos que interessa a ele;
- Organize as suas palavras-chave por temas e grupos;
- Procure termos específicos do seu nicho;
- Escolha palavras que você não quer ranquear de forma alguma;
- Use um bom planejador de palavras-chave.
Conhecer como seu público realiza pesquisas é importante para que você saiba criar suas palavras-chave. Além disso, existem palavras curtas, conhecidas como “short tail” (em português: cauda curta) e as palavras longas, conhecidas como “long tail” (cauda longa). Elas impactam também no seu conteúdo e visibilidade.
Na teoria, palavras curtas alcançam mais pessoas, e as longas menos. Contudo, pode parecer o correto usar palavras curtas para atrair mais pessoas, mas é aí que você se engana. Quando trabalhamos com palavras longas, mas específicas, é possível atrair os clientes certos. Atrair muitas pessoas, mas com interesses diferentes não traz resultado.
Assim, é possível garantir melhor a sua taxa de conversão, já que a pessoa que encontrar seu site, vai estar buscando exatamente o que você oferece. Resumindo, você pode atrair potenciais clientes fiéis ao seu conteúdo usando palavras longas.
Conteúdo de qualidade é a chave para o Google
Criar um conteúdo de qualidade é essencial para que seu site fique na primeira página do Google. Para isso é preciso ficar atento a algumas regrinhas básicas, como por exemplo:
- Criar textos próprios, usando sites como referência, mas evitando o plágio;
- As palavras-chave precisam estar no título de seu conteúdo e ao longo do texto de forma natural;
- Use imagens e/ou vídeos de boa qualidade ao longo do conteúdo, renomeadas com o título do texto ou com a palavra-chave;
- Crie links internos e externos.
Um bom conteúdo deve ser elaborado de acordo com o que você quer transmitir e o que o leitor quer saber, trazendo algo que agrega e não apenas propaganda do seu negócio, isso pode ficar cansativo e afastar o usuário que busca um conteúdo relevante.
Usar imagens e vídeos faz com que seu conteúdo não fique tão cansativo, contendo apenas texto. Esses recursos visuais dão mais movimento e atraem mais a atenção da pessoa que está vendo o seu conteúdo. Inclusive, alguns desses recursos ajudam a exemplificar alguns textos.
Também é muito importante otimizar a ULR dos artigos do seu site. Busque criar URLs curtas e que sejam focadas no conteúdo que você fala no artigo. Dessa forma, vai aumentar muito as suas chances de aparecer na primeira página do Google. Lembrando de tentar fazer parcerias com outros sites, fazendo a troca de links.
Porque devo contratar uma agência para colocar meu site no google?
Sua empresa pode ficar na primeira página do Google usando todas essas técnicas que mencionamos, basta ter uma equipe que entenda do assunto, seja experiente, use as ferramentas certas e traga resultados concretos para o seu negócio.
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