O marketing digital é de grande importância para as empresas, principalmente para aquelas que possuem desejo de crescer e aumentar os seus resultados.
Isso porque, a internet é um dos meios mais propícios para se obter sucesso nos negócios. Mas é preciso ter estratégia e planejar as ações que serão tomadas para que uma empresa possa ter maior visibilidade e, por consequência, fortalecer a sua marca.
A estratégia principal para que isso possa acontecer é o marketing digital. Afinal, ele permite que uma série de ações possam ser realizadas de maneira a agregar mais valor ao negócio, aumentando o número de vendas e os resultados como um todo.
Por isso, entre as maiores vantagens de se utilizar o marketing digital em um negócio estão:
Todas essas vantagens impactam diretamente na estrutura do negócio, fazendo com que ele cresça de maneira mais rápida e com maiores facilidades.
Isso porque, o marketing de conteúdo utiliza ferramentas capazes de fornecer informações importantes sobre o perfil do público-alvo de uma marca, o que auxilia no direcionamento do negócio e faz com que ele seja mais assertivo.
Por isso, é importante conhecer algumas das principais, de maneira a aplicá-las dentro do seu negócio e otimizar o número de vendas da empresa.
O marketing digital possui diversos tipos de frentes, que podem ser utilizadas para o crescimento de um negócio.
É preciso mensurar qual delas faz mais sentido para cada tipo de negócio, personalizando-as para que atendam às expectativas e necessidades de cada tipo de segmento.
Entre as principais, estão:
Com essas ferramentas, é possível atingir bons resultados para um negócio, pois elas permitem uma série de ações eficientes na internet.
A criação de um blog ou site para a empresa é o primeiro passo para ingressar na internet e no mundo do marketing digital.
Afinal, as pessoas buscam cada vez mais recursos para suprir e resolver suas necessidades com as facilidades que a internet oferece.
Além disso, um site ou blog faz com que um maior número de interessados encontre os produtos/serviços que uma empresa oferece.
Dentro de um blog, algumas estratégias que envolvem o aumento do tráfego na página podem ser:
A postagem de conteúdos relevantes faz com que uma empresa se torne uma autoridade no seu segmento. E isso pode ser feito periodicamente no site do estabelecimento, de modo que o público-alvo o encontre com mais facilidade.
Uma clínica de estética, por exemplo, pode facilmente realizar uma postagem que descreve os benefícios do tratamento para flacidez na barriga por meio do seu blog, disponibilizando ainda um campo para comentários que facilitam a interação com o público interessado no procedimento.
Dentro de uma página ainda é possível utilizar técnicas de SEO que fazem com que ele seja encontrado por meio de pesquisas em buscadores da internet. Essas técnicas comportam títulos atrativos, uso de Link Building e a escolha das palavras-chave mais adequadas com o segmento.
As palavras-chave, nesse sentido, devem ser bem escolhidas para que o público do seu negócio encontre a sua página mais facilmente. Optar por termos como “alongamento de cílios volume russo” faz com que um futuro cliente que deseja realizar o procedimento possa localizar a sua página entre as primeiras posições de um buscador.
As postagens que contam com palavras-chave desse gênero podem ainda conter imagens que mostram os efeitos do procedimento, chamando a atenção da cliente.
Mas é importante que o site seja responsivo, ou seja, que ao se abrir a página em dispositivos móveis, ela seja carregada de maneira adequada, possibilitando uma visão geral do layout.
Além disso, ao postar fotos de procedimentos, como uma blefaroplastia a laser, o carregamento das fotos deve acontecer de maneira rápida, o que é um dos parâmetros utilizados pelos buscadores para que o site possa estar nas melhores posições, tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem necessidade de grandes investimentos financeiros.
Todas essas estratégias promovem um contato mais próximo com o público, o que faz com que o número de vendas cresça de maneira interessante.
O Link Patrocinado surgiu como uma modalidade interessante para aumentar o número de visitas em uma página, baseado nas ferramentas disponíveis dentro do marketing digital.
Ele é uma maneira de anunciar na internet, dentro dos principais buscadores, possuindo um maior controle e flexibilidade.
Isso porque, o Link Patrocinado, tal como as técnicas de SEO, utiliza as palavras-chave para que o público encontre uma página na internet mais facilmente.
Porém, o grande destaque dessa ferramenta é que, um site que opte por essa modalidade terá o seu posicionamento logo no início da página do buscador, sendo visto primeiro do que os que estão na área orgânica.
Assim, se um determinado cliente pesquisa um serviço, como um tratamento estrias vermelhas, dentro das páginas de busca na internet, o que ele visualizará primeiro serão os sites que investem em Link Patrocinado e, só depois, as provenientes da busca orgânica.
O Link Patrocinado é muito interessante, pois ele pode ser personalizado de acordo com a necessidade do negócio.
Desse modo, é possível mudar uma palavra-chave caso ela não se mostre muito relevante. Ou mesmo investir um valor maior ou menor para promover a página, de acordo com o caixa da empresa.
Com o Link Patrocinado, os resultados da empresa podem ser melhorados, aumentando o tráfego dentro da página.
Juntamente com as estratégias voltadas para o site da empresa, as redes sociais surgem como uma ferramenta eficiente de aumento de vendas e faturamento de uma empresa.
As redes sociais são um canal de contato mais próximo com o público, além de tornar uma empresa mais acessível aos seus clientes, de modo a estar constantemente presente na vida das pessoas.
Em uma página da rede social, é possível realizar campanhas e promoções que despertem o interesse dos usuários, com intuito de aumentar a procura pelos seus produtos/serviços.
Uma empresa especializada na venda de produtos para a saúde, tal como whey isolado feminino, pode oferecer o item com desconto para seguidores, oferecendo bônus a cada indicação que aquele cliente fizer aos seus amigos, por exemplo.
Os perfis da rede social também podem ser utilizados para levar o cliente a conhecer o site de uma empresa, publicando o link direto para a página.
Acessando o site, o futuro cliente pode obter maiores informações sobre todos os tipos de serviços que ela oferece. Uma clínica de estética, por exemplo, pode expor em seu site algumas fotos de antes e depois de um procedimento como o dream plastic, imagens de sua estrutura física ou mesmo alguns vídeos informativos sobre diversos conteúdos relacionados.
Nas redes sociais também é possível tirar dúvidas dos clientes de maneira mais prática, seja diretamente nos comentários de uma postagem, (o que oferece vantagens já que a sua resposta será pública, permitindo a leitura de outros usuários) ou seja por meio de mensagens privadas, após o recebimento de um contato particular do um possível cliente.
Nesse sentido, o formato de mensagens particulares é ideal para que um cliente tire dúvidas sobre procedimentos, como de uma depilação íntima feminina, de modo que a pergunta e a resposta somente poderão ser acessadas pela empresa e pelo usuário.
Por isso, as redes sociais desempenham um papel bastante importante dentro do marketing digital para uma empresa, permitindo um maior alcance de público ao mesmo tempo em que alcança novos resultados.
Dentro do marketing digital, além das já abordadas ferramentas capazes de aumentar as vendas de uma empresa, outro importante recurso que é fundamental no crescimento de um negócio é o e-mail marketing.
Utilizando o site e as redes sociais, é possível captar leads, ou seja, o contato direto dos clientes interessados nos seus produtos/serviços.
Depois, é possível desenvolver conteúdos para construir uma ponte de contato com o público bastante eficiente, de maneira a estar sempre presente na rotina das pessoas.
Se um centro de beleza deseja enviar promoções ou artigos que falem sobre os benefícios de se realizar uma limpeza de pele com peeling para os clientes que manifestaram interesse em receber e-mails informativos, ela pode fazer isso facilmente com essa estratégia de marketing digital.
Por isso, as estratégias mencionadas neste artigo fazem com que uma empresa apareça de maneira constante na rotina de seus clientes e do público interessado nos seus produtos/serviços e, com isso, ela certamente alcançará um maior número de vendas e um aumento interessante nos seus resultados.