O marketing digital é composto por diversas ferramentas interessantes, que podem ser essenciais para as empresas que desejam expandir o seu site, alcançando bons resultados e valorizando a sua marca.
Seja para empresas que possuam estrutura física e desejam realizar seu trabalho também na internet, ou mesmo aquelas que já utilizem um site para seus negócios, é importante investir em estratégias capazes de aumentar a visibilidade da página no mundo virtual, expandindo a sua presença online.
Isso porque apenas a criação de uma página não garante que ela vá ser acessada pelo público interessado nos seus produtos/serviços, exigindo que exista um planejamento de marketing capaz de tornar o seu site mais relevante na internet, atingindo bons resultados.
Por isso, o planejamento deve ter como meta alcançar alguns elementos fundamentais, tais como:
Essas metas podem ser mais facilmente alcançadas utilizando as ferramentas mais conhecidas do marketing digital, que são diretamente responsáveis pela expansão de um site e pelo alcance de bons resultados.
Toda empresa que deseja estar presente na internet, e não apenas em um estabelecimento físico, certamente já criou o seu site e o disponibilizou no mundo virtual.
Ele pode ser essencialmente institucional, mas levando em consideração que é cada vez mais frequente que as pessoas busquem por produtos/serviços online, um e-commerce pode ser uma ferramenta fundamental de expansão de um site.
Afinal, uma loja virtual pode ser uma maneira eficaz de aumentar a venda dos produtos de uma empresa especializada em equipamentos industriais, por exemplo, oferecendo produtos como peças para compressor de ar comprimido por preços interessantes e em qualquer período do dia.
Mesmo para empresas que buscam expandir a sua área de atuação, o e-commerce se mostra um dos formatos de negócios mais propícios para isso, afinal, ele permite o envio de um produto para as mais diversas localidades.
Por isso, uma loja virtual é um importante investimento, criando meios de expandir uma empresa tanto no ambiente físico quanto online.
O e-mail marketing faz parte de uma estratégia de comunicação frequente com o público, ou seja, ele é responsável por alimentar os clientes com bons conteúdos ao mesmo tempo em que se mostra mais presente na rotina das pessoas.
Por isso, o e-mail marketing é considerado uma ferramenta eficiente dentro do marketing digital, capaz de realizar a propaganda de uma marca com envios de artigos e promoções de maneira descomplicada.
O e-mail marketing pode ser utilizado em diferentes tipos de segmentos, tal como por uma empresa que realiza a manutenção de geradores a diesel, de modo que ela pode se comunicar com os seus clientes para oferecer um novo tipo de serviço que ela incluiu em seu estabelecimento, ou enviar um artigo que trate dos usos mais comuns dos geradores, e até mesmo promoções que ela esteja realizando para atrair um maior número de atendimentos.
Além disso, todo e-mail pode direcionar o acesso do leitor ao site, o que faz com que ele também melhore os seus números de acesso.
Sendo assim, o e-mail marketing se tornou uma peça interessante para diferentes tipos de negócios, promovendo de maneira eficiente a expansão de uma marca e de um site na internet.
O e-mail marketing e a comunicação de uma empresa por meio do seu blog não teriam grande importância sem o marketing de conteúdo.
Isso porque o público leitor, que deseja adquirir produtos/serviços pela internet, busca por empresas que sejam autoridade no seu segmento de atuação, ou seja, eles querem perceber que uma empresa sabe do que está falando e realiza os seus serviços com muito mais qualidade do que as suas concorrentes.
Isso pode ser possível de mensurar com o tipo de conteúdo que uma empresa disponibiliza na sua página, ou do que ela envia para o seu público por meio dos e-mails marketing.
Se um cliente busca pelos serviços de creche canina para suprir uma demanda que ele possua rotineiramente, ele certamente vai analisar os tipos de serviços que a empresa oferece, a estrutura do local, verificar a avaliação de outros clientes e o que a empresa fala sobre o seu setor.
Esse conteúdo precisa ser de qualidade e mostrar que aquela empresa domina a sua área de atuação. Isso pode ser benéfico em vários sentidos, indo desde a expansão da marca, que pode investir em outros segmentos, como de um hospital de cachorro, até mostrar que os serviços oferecidos em seu estabelecimento vão atingir as expectativas dos seus clientes.
Isso inclui utilizar o recurso de marketing de conteúdo, que alimenta de maneira interessante os seus clientes com a postagem de artigos e materiais que tratem de assuntos relacionados ao seu negócio, e passam maior segurança para o público interessado.
O Google, tido como o maior buscador da internet, frequentemente investe na disponibilização de ferramentas que otimizam a administração e promoção de um site, com recursos que podem ser de grande importância para as empresas.
Uma delas é o Link Patrocinado, serviço que envolve o uso de palavras-chaves para que um site seja encontrado pelo seu público-alvo de maneira rápida e destacada.
O Link Patrocinado oferece o posicionamento de uma página logo no início do layout do Google, o que faz com que ele seja visto em primeiro lugar durante uma busca. Tudo isso se dá pelo tipo de pesquisa que o usuário realiza, buscando as palavras-chaves escolhidas pela empresa anunciante.
Assim, se uma empresa especializada em coberturas para eventos deseja utilizar o Link Patrocinado para tornar a sua página mais relevante, ela pode utilizar expressões como “tenda transparente para casamento” para atrair mais pessoas para visitar a sua página e conhecer mais sobre os seus serviços e produtos.
O YouTube é uma mídia social oferecida pelo Google, que faz com que empresas possam postar vídeos sobre diferentes assuntos para atrair o seu público mais facilmente.
Uma academia de ginástica que deseja utilizar uma ferramenta de marketing digital para expandir o seu site pode, por exemplo, apostar na postagem de um vídeo com uma aula de step oferecida no local, fazendo com que o seu público saiba mais como ela funciona e conheça melhor a estrutura do local.
Os vídeos postados no YouTube também podem aparecer na busca orgânica da página, de modo que eles podem ser postados diretamente na plataforma e disponibilizados também no site da empresa.
Essa ferramenta oferecida pelo Google ainda mostra o número de visualizações que um determinado vídeo teve, o que pode influenciar a empresa a gravar novos vídeos para promover o seu site, por exemplo.
As métricas são indispensáveis para a criação de estratégias de expansão de um site. As ferramentas oferecidas pelo Google contam com esses dados, auxiliando uma empresa a obter maiores informações sobre como uma ferramenta influenciou o número de acessos dentro da página.
Uma empresa que tenha optado por utilizar o Link Patrocinado no seu site, e apostou na escolha de uma palavra-chave como “banner para salão” vai poder acessar dados que informam o número de acessos baseados na utilização desse termo, em qual período do dia ele obteve maior relevância e outros dados complementares que mostram a eficiência da escolha.
As redes sociais são diretamente responsáveis pelo aumento de tráfego de várias páginas na internet.
Isso é possível porque grande parte das pessoas possuem perfis nas diferentes redes sociais e o maior período que elas passam utilizando a internet é acompanhando as novidades postadas nessas páginas.
Por isso, empresas que atuam nas mais diferentes áreas, tal como as de segurança contra incendios, investem na criação de páginas comerciais, que levam o seu público a acompanhar as novidades postadas, interagindo com elas.
Seja por meio de comentários ou seja por meio de compartilhamentos, a interação com o público dentro das redes sociais é muito mais rápida e descomplicada.
As redes ainda permitem que sejam postados links e promoções para atrair as pessoas diretamente para o site da empresa, fazendo com que o seu tráfego seja beneficiado.
Isso torna o site da empresa mais conhecido, fazendo com que ele ganhe maior relevância na internet graças ao número de acessos.
Nesse cenário, é possível perceber que a utilização das ferramentas de marketing digital influencia diretamente na expansão de um site, fazendo com que ele atinja melhores resultados e fortalecendo assim a sua marca.