Afinal, quanto custa o serviço de Marketing Digital? É comum ouvir falar de todos os benefícios que esse tipo de estratégia pode promover para as empresas, sobretudo para aquelas que sempre recorrem aos métodos tradicionais de marketing.
No entanto, diversos empresários sentem dúvidas quanto ao investimento necessário para obter vantagens, como o aumento das vendas e a melhora no posicionamento no mercado.
Para esclarecer essa dúvida, elaboramos este artigo com informações completas sobre os custos gerais das estratégias de Marketing Digital para a sua empresa. Confira!
O que é ROI? O que preciso saber para calcular o custo do marketing digital?
O termo ROI que significa “Return over Investment”, ou em português “Retorno sobre Investimento” é um cálculo muito utilizado no marketing digital para fazer um comparativo do dinheiro ganho pela empresa e o que foi aplicado em um investimento, para assim, acompanhar e validar os resultados.
Quando você faz o uso do ROI, é possível entender onde sua empresa está acertando ou errando, vendo quais os investimentos estão sendo positivos ou negativos e se sua empresa está, de fato, ganhando ou perdendo dinheiro.
Este cálculo pode ser feito para obter resultados financeiros de cada área dos serviços do marketing digital, como por exemplo: Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Mídias Sociais, Campanhas no Google AdWords, Blog, SEO, Site, entre outros. Funciona basicamente da seguinte forma:
A “Receita” é o valor total do serviço que a empresa arrecada por conta das vendas. E os “Custos” são as despesas necessárias para a realização do investimento. Assim você consegue obter o resultado ROI em porcentagem.
O ROI possui muitas vantagens, com ele você consegue analisar variáveis de seu negócio e investimento com a empresa, como por exemplo:
- O que foi feito ou não para obtermos esse resultado?
- Existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno?
- O que as ações de alto ROI possuem que é possível replicar nas demais?
- Nossas campanhas possuem um retorno semelhante aos dos concorrentes?
- Nossa empresa possui resultados melhores do que as outras do mesmo setor?
Assim que você calcula o resultado do ROI, ele pode tanto ser positivo (ganho de dinheiro) como negativo (perda de dinheiro). E com isso é possível você analisar onde está acertando ou errando em seus serviços de marketing digital, buscando continuar na mesma estratégia ou mudar para que possa acertar.
Quanto custaria para ter marketing digital em minha empresa?
Um serviço de marketing digital não tem um valor específico, tudo vai depender do seu orçamento, o que sua empresa precisa no momento e o tempo que você está disposto a esperar para começar a ter visibilidade e lucro.
O objetivo de pequenas e médias empresas é vender mais pela internet, principalmente fazendo o uso das redes sociais. Boas estratégias de venda não funcionam apenas com essas redes, mas sim, com todo um conjunto de serviços de marketing digital.
O marketing digital para empresas pode, a princípio, parecer um investimento muito alto e talvez você fique inseguro quanto ao retorno. Contudo, investir em uma boa agência de marketing faz toda a diferença, sabendo calcular o valor que você pode investir no momento e tendo a certeza que a agência vai trazer resultados positivos.
Você pode tentar fazer um comparativo de quanto custa o marketing digital feito por profissionais independentes e quanto fica contratando uma agência. Prestando atenção na qualidade e prazo de entrega.
No geral, a agência conta com profissionais experientes e especializados em cada tipo de serviço que sua empresa precisa. Você pode, por exemplo, escolher o tipo de pacote que mais lhe atende, diferente do profissional sozinho no qual você terá que contratar mais de um e arcar com os direitos trabalhistas e tudo mais.
O Marketing Digital, apesar de muitos não saberem o seu real potencial, possibilita diversas ações e possui custos menores quando comparamos ele à mídia tradicional como anúncios em TV, jornais e revistas. Sua empresa pode começar com um investimento mais baixo, pequenos serviços e evoluir com o tempo.
De acordo com a evolução do seu negócio, é possível ter mais retorno e poder investir ainda mais para alcançar patamares maiores na visibilidade da empresa e venda de produtos ou serviços.
Você pode optar por contratar funcionários, freelancers ou uma agência. Cada orçamento será diferente, tendo que levar em conta algumas ferramentas pagas que é preciso investir, como por exemplo:
- Links patrocinados;
- Anúncios do Facebook;
- Anúncios no Google;
- Ferramenta de disparo de e-mail marketing;
- Ferramenta de agendamento de posts;
- Ferramentas de análise de resultados.
Além dessas ferramentas mencionadas acima, é preciso pensar também no custo e manutenção de computadores, softwares, câmeras etc.
Mas, afinal, quanto custa o marketing digital? Como falamos, o valor pode variar, mas podemos mencionar uma média para que você tenha como base, e assim, comece a se planejar hoje mesmo.
Podemos dar um exemplo de um orçamento médio de conteúdo, design e mídia paga para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing digital para uma empresa pequena.
Alguns profissionais costumam cobrar de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 na gestão de redes sociais, com foco em planejamento, conteúdo e interação com o público.
É preciso pensar no designer que irá trabalhar com todo a identidade visual de seu site e redes, com um profissional cobrando entre 1.600 a 2.400,00.
Também é muito importante reservar um valor para o investimento em mídia paga, que são, por exemplo, os posts patrocinados no Facebook que dão mais alcance a sua marca, tendo que separar em média R$ 500,00.
Caso você tenha uma empresa média e queira investir mais no marketing digital é possível pensar em englobar além dos serviços citados anteriormente, a criação de um site e uso das estratégias de SEO.
Por fim, se sua empresa for grande e puder custear os serviços de marketing digital com um orçamento mais alto é possível abranger todas as áreas, pensando nas redes sociais, design, mídia paga, site bem estruturado e otimizado, gerar leads qualificados com uma estratégia de Inbound Marketing, entre outros.
Neste úlitmo caso os valores podem variar em média da seguinte forma: conteúdo para redes sociais: R$2.800; SEO: R$3.000, Design: R$3.500, Mídia paga: R$5.000. Lembre-se que esses valores são médias, mas cada profissional e agência possui seu orçamento.
Por que o preço não importa tanto no Marketing Digital?
Levar em consideração apenas o preço do investimento em serviços de Marketing Digital fará com que você desista de melhorar o posicionamento de sua empresa.
Quando falamos que o preço não importa, queremos dizer que o valor que você irá investir compensa muito com o resultado que sua empresa pode alcançar no meio digital.
Se você obteve um resultado negativo com algum profissional ou agência que contratou, provavelmente isso ocorreu porque as estratégias não foram bem realizadas. Contratar uma boa agência é essencial para que sua empresa tenha resultados concretos.
Uma equipe de marketing experiente faz um bom planejamento, calcula o orçamento ideal para a mídia paga de acordo com o que sua empresa pode investir, sabe executar as ações e interpretar as métricas para melhorar ainda mais.
Veja abaixo as principais vantagens dos serviços de marketing digital:
- Baixo investimento;
- Aumento de vendas
- Excelente custo-benefício.
Sua empresa alcança visibilidade com as redes sociais, aparece nos mecanismos de buscas como o Google, ganha confiança perante seu público-alvo, interage com ele e fideliza os clientes para que adquiram com mais frequência seus produtos e/ou serviços.
Explicado qual o custo do marketing digital para a sua empresa e o que ele pode oferecer de benefícios para ela, fica evidente a necessidade de investir nessa estratégia de divulgação.
Por meio dela, você pode conseguir mais visibilidade e ainda atrair um público específico, que realmente tem interesse no produto/serviço que é oferecido pela sua empresa.
Marketing Digital custa caro?
Contratar uma agência de marketing sai mais barato do que você imagina! Atualmente, a estratégia de Marketing Digital é fundamental para qualquer marca do mercado, pois oferece vantagens que dificilmente podem ser obtidas através do marketing tradicional.
Quando se fala em quanto custa divulgar uma empresa por meio do marketing digital muitos empresários imaginam que terão que fazer importantes investimentos para obter bons resultados.
No entanto, apesar do grande alcance desse tipo de estratégia, o investimento é muito inferior ao aplicado nas mídias tradicionais. Além disso, o marketing digital não é tão engessado quanto o tradicional, quando se trata de recursos.
Na verdade, ele conta com uma infinidade de instrumentos que potencializam e qualificam os resultados obtidos. Dessa forma, a empresa consegue alcançar um público definido e que realmente se interessa pelos produtos/serviços oferecidos por ela, por exemplo.
O aumento das vendas é outro motivo que faz com que os empresários avaliem qual o custo do marketing digital e o seu impacto no faturamento da empresa. Porque, quando associado ao marketing tradicional por exemplo, as vendas podem atingir um aumento de 60% em apenas um ano.
No entanto, para obter resultados semelhantes, o ideal é não utilizar o marketing digital de maneira aleatória e pontual. Nesses casos, a contratação de uma empresa especializada é a melhor opção.
Afinal, ela oferece soluções eficazes por um preço acessível e ainda permite que você tenha acesso a uma equipe especializada que irá acompanhar os resultados. Essa é a melhor maneira de evitar dores de cabeça e ainda ter os resultados esperados.
A contratação de empresas especializadas em marketing digital é cada vez mais frequente por negócios físicos e digitais. Além de oferecerem grandes benefícios, elas também apresentam um importante Retorno sobre o Investimento, que é dezenas de vezes mais atrativo que o do marketing tradicional.
Além disso, a relação entre custo-benefício é outro ponto que faz com que os empresários analisem quanto custa marketing na internet para as suas empresas.
Ao dispor de uma segmentação mais eficiente, se comparada com a do marketing tradicional, é possível saber que a campanha irá atingir diretamente o público-alvo do negócio. Assim, são evitados os investimentos em recursos que não promovem resultados de qualidade, por exemplo.
Diferença do Serviço de Marketing Digital para a Consultoria
Como você viu neste artigo, uma agência de marketing oferece várias opções de serviços. Você pode contratar ela para que faça o planejamento e conteúdo do seu site e redes sociais, o design, um site, posts patrocinados, ranqueamento no google, entre muitos outros.
Uma agência fica responsável por todo o serviço de marketing digital, seguindo suas orientações e aprovações ou tendo autonomia para fazer da forma que achar mais adequado.
Já a Consultoria de marketing digital funciona de forma diferente, ela é mais focada em uma atividade específica de marketing, como por exemplo: automação de campanhas de e-mail marketing, em ads, conteúdo e/ou analytics (análise de dados).
A consultoria, como o próprio nome diz, serve para orientar a sua equipe de marketing já existente em sua empresa, algo mais pessoal entre o consultor e seus clientes, que pode ter reuniões compostas apenas com um profissional ou uma equipe menor.
Esse tipo de serviço vai ajudar o seu marketing digital a alavancar, funcionando como um pessoa que orienta os caminhos que sua equipe pode tomar e as estratégias de marketing que você pode aplicar, como se fosse uma parceria.
O consultor ainda pode estabelecer parcerias com outros prestadores de serviço. No entanto, esses parceiros são indicados ao cliente, que pode contratá-los separadamente, se desejar. Em outras palavras, não há vinculação dos serviços.
A consultoria em marketing adota uma abordagem colaborativa. Isso significa que, quando você apresenta uma solicitação, o consultor vai trabalhar junto com você para chegar ao resultado desejado.
Você acompanha todo o processo, pois a consultoria não tem a intenção de ser um serviço prestado eternamente. No momento em que você entender os mecanismos que estão por trás daquela atividade de marketing, poderá dar continuidade de maneira autônoma.
Para construir essa autonomia, você deve ser ativo na realização dos projetos fechados com o consultor. Receber os relatórios, analisar e acompanhar os novos ajustes que podem ser feitos por esse profissional.
Apesar de uma agência prestadora de serviços trabalhar um pouco diferente de uma consultoria de marketing digital, ambas são muito eficientes para o seu negócio. Agências e profissionais responsáveis executam as demandas solicitadas com qualidade e eficiência, trazendo resultados concretos.
Para saber mais sobre as estratégias de marketing digital e como elaborar uma campanha sólida e de alta qualidade não deixe de entrar em contato com a AllQ Agência.
A AllQ agência busca sempre trazer as melhores e principais técnicas de marketing digital para os nossos clientes. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e experientes nessa área.
Possuímos um portfólio de sucesso e clientes completamente satisfeitos com os nossos serviços prestados. Não perca tempo! Entre em contato conosco e faça um orçamento!