Google Adwords ou Facebook Ads? Qual o melhor para impulsionar meu negócio?

Quem monta estratégias de divulgação na internet certamente já se deparou com a seguinte dúvida: investir no Google Adwords ou Facebook Ads? Cada opção tem os seus pontos fortes e é justamente sobre isso que vamos conversar no post de hoje.

O principal objetivo do artigo é auxiliar você no entendimento de como determinar qual é o melhor caminho a ser seguido. Com essas informações, a tarefa de anunciar online certamente se tornará um pouco menos complexa.

É inegável que escolher Google Adwords ou Facebook Ads têm as próprias vantagens. Os números demonstram isso:

  • Segundo dados divulgados pelo Google, são realizadas ao menos 40 mil buscas por segundo ao redor do mundo na plataforma. Mais de 90% dos usuários da internet preferem essa ferramenta.
  • Já o Facebook conta com 127 milhões de usuários no Brasil e bilhões no restante do mundo. Essa é, sem sombra de dúvidas, a maior rede social da atualidade em quantidade de usuários e relevância. 

Porém, essas informações não são suficientes para dizer qual das duas escolhas é a mais efetiva. Logo na sequência você entenderá o porquê. Vamos partir para uma análise mais incisiva. 

Quais as vantagens do Google Adwords?

As oportunidades de publicidade no Google Adwords são subdivididas em Rede de Display e Rede de Pesquisa. No Display, sua marca aparece em banners e anúncios visuais em grandes sites ou portais. Já na Pesquisa a sua marca aparece em destaque no topo dos resultados. 

Dentre as principais vantagens do Google Adwords, estão:

  • Uma audiência gigantesca: nenhum outro mecanismo de buscas é tão abrangente e relevante como o Google, fazendo com que quase a totalidade dos internautas prefira essa plataforma;
  • Uma visibilidade nivelada: ao contrário da mídia tradicional, não é quem investe mais dinheiro que mais aparece, todos os anunciantes têm oportunidades niveladas;
  • Uma ampla variedade de formatos: os anúncios podem ser baseados em textos, em imagens, em links e em outros formatos que permitem uma personalização exemplar.

Agora que você já tem uma ideia sobre os benefícios de uma plataforma, vamos analisar a outra. Desse jeito, nosso artigo sobre a escolha de Google Adwords ou Facebook Ads avança um passo adiante.

E as vantagens do Facebook Ads?

O Facebook Ads é novato quando comparado com o Google Adwords. Contudo, ele vem aprimorando sua publicidade e, com isso, faz parte dos projetos de divulgação de milhões de empresas.

Dentre as suas principais vantagens, estão:

  • Uma segmentação de público inigualável: os 1.5 bilhões de usuários ativos do Facebook alimentam a rede social com informações pessoais extremamente úteis para os anunciantes, sendo possível segmentar o público com muita precisão e fazer com que o anúncio chegue nos indivíduos corretos;
  • Uma gama de anúncios atrativos: o uso de textos com emojis, imagens, vídeos e demais conteúdos do Facebook permitem que os anúncios sejam inovadores e atrativos para o público, proporcionando inclusive a oportunidade de viralização da sua publicidade através de curtidas e compartilhamentos;
  • Um retorno incrível: o potencial de ROI (retorno sobre investimento) merece destaque, além do preço competitivo que é ótimo para empresas com um orçamento mais limitado.

A rede social lançada por Mark Zuckerberg é constantemente alvo de polêmicas, mas não podemos negar sua relevância nos dias de hoje. E agora, qual é a melhor alternativa: Google Adwords ou Facebook Ads?

Mas afinal, qual escolher: Google Adwords ou Facebook Ads?

Tanto o Google Adwords como o Facebook Ads têm suas particularidades e vantagens. Tudo depende muito de qual é a sua intenção com o anúncio.

Se você precisa vender um produto ou serviço rápido, provavelmente a melhor escolha seja o Google Adwords. Ele é mais objetivo e capaz de conquistar o cliente no momento que ele mais precisa de um produto ou serviço e está procurando por ele.

Em contrapartida, o Facebook Ads garante o impacto em uma base maior de clientes e tende a humanizar a sua marca, aproximando-a do público na rede social. Essa é uma boa estratégia para quem quer manter o foco no engajamento e no relacionamento com o consumidor.

E então, qual é a sua preferência? Conte pra gente nos comentários ou entre em contato para que possamos realizar um projeto juntos!