O marketing digital é de grande importância para as empresas, principalmente para aquelas que possuem desejo de crescer e aumentar os seus resultados.
A internet é um dos meios mais propícios para se obter sucesso nos negócios, mas é preciso ter estratégia e planejar as ações que serão tomadas para que uma empresa possa ter maior visibilidade e, por consequência, fortalecer a sua marca.
A estratégia principal para que isso possa acontecer é o marketing digital. Afinal, ele permite que uma série de ações possam ser realizadas de maneira a agregar mais valor ao negócio, aumentando o número de vendas e os resultados como um todo. Entenda mais sobre o assunto no texto de hoje!
Como o Marketing Digital pode auxiliar a ampliar suas vendas?
O marketing digital possui diversos tipos de frentes que podem ser utilizadas para o crescimento de um negócio. É preciso mensurar qual delas faz mais sentido para cada tipo de negócio.
Basta escolher a estratégia ideal e personalizá-la para que atenda as expectativas e necessidades de cada tipo de segmento. Entre as principais, estão:
- E-mail marketing;
- Desenvolvimento de site e/ou blog;
- Link Patrocinado;
- Redes Sociais.
Com essas ferramentas, é possível atingir bons resultados para um negócio, pois elas permitem uma série de ações eficientes na internet.
O Link Patrocinado, por exemplo, surgiu como uma modalidade interessante para aumentar o número de visitas em uma página, baseado nas ferramentas disponíveis dentro do marketing digital.
Ele é uma maneira de anunciar na internet, dentro dos principais buscadores, possuindo um maior controle e flexibilidade. Tal como as técnicas de SEO, utiliza as palavras-chave para que o público encontre uma página na internet mais facilmente.
Porém, o grande destaque dessa ferramenta é que, um site que opte por essa modalidade terá o seu posicionamento logo no início da página do buscador, sendo visto primeiro do que os que estão na área orgânica.
Assim, se um determinado cliente pesquisa um serviço, dentro das páginas de busca na internet, o que ele visualizará primeiro serão os sites que investem em link patrocinado e, só depois, as provenientes da busca orgânica.
O link patrocinado é muito interessante para o planejamento do marketing digital, pois ele pode ser personalizado de acordo com a necessidade do negócio. Desse modo, é possível mudar uma palavra-chave caso ela não se mostre muito relevante, ou mesmo investir um valor maior ou menor para promover a página, de acordo com o caixa da empresa.
Juntamente com as estratégias voltadas para o site da empresa, as redes sociais também fazem um papel muito importante para o aumento de vendas e faturamento de uma empresa.
As redes sociais são um canal de contato mais próximo com o público, além de tornar uma empresa mais acessível aos seus clientes, de modo a estar constantemente presente na vida das pessoas.
Em uma página da rede social, é possível realizar campanhas e promoções que despertem o interesse dos usuários, com intuito de aumentar a procura pelos seus produtos/serviços.
Os perfis da rede social também podem ser utilizados para levar o cliente a conhecer o site de uma empresa, publicando o link direto para a página. Acessando o site, o futuro cliente pode obter maiores informações sobre todos os tipos de serviços que ela oferece.
Nas redes sociais também é possível tirar dúvidas dos clientes de maneira mais prática, seja diretamente nos comentários de uma postagem, (o que oferece vantagens já que a sua resposta será pública, permitindo a leitura de outros usuários) ou por meio de mensagens privadas, após o recebimento de um contato particular de um possível cliente.
Por isso, as redes sociais desempenham um papel bastante importante dentro do marketing digital para uma empresa, permitindo um maior alcance de público, ao mesmo tempo em que alcança novos resultados. Entre as maiores vantagens de se utilizar o marketing digital em um negócio estão:
- Alcance abrangente de novos clientes;
- Crescimento do número de compras virtuais;
- Ser encontrado pelo público interessado mais facilmente;
- Estratégias eficientes de crescimento.
Todas essas vantagens impactam diretamente na estrutura do negócio, fazendo com que ele cresça de maneira mais rápida e com maiores facilidades.
O marketing de conteúdo, por exemplo, também ajuda bastante nas estratégias do seu negócio já que utiliza ferramentas capazes de fornecer informações importantes sobre o perfil do público-alvo de uma marca, o que auxilia no direcionamento do negócio e faz com que ele seja mais assertivo.
Como utilizar eficientemente o e-mail marketing?
Dentro do marketing digital, além das já abordadas ferramentas capazes de aumentar as vendas de uma empresa, outro importante recurso que é fundamental no crescimento de um negócio é o e-mail marketing.
Utilizando o site e as redes sociais, é possível captar leads, ou seja, o contato direto dos clientes interessados nos seus produtos/serviços.
Depois, é possível desenvolver conteúdos para construir uma ponte de contato com o público bastante eficiente, de maneira a estar sempre presente na rotina das pessoas.
Se uma loja deseja enviar promoções ou artigos que falem sobre os benefícios de algum produto ou serviço para os clientes que manifestaram interesse em receber e-mails informativos, ela pode fazer isso facilmente com essa estratégia de marketing digital.
Ainda é possível tornar o e-mail muito mais pessoal e íntimo, bastando personalizar o conteúdo com o nome da pessoa e de acordo com as preferências dela.
Se engana quem pensa que o e-mail não é tão eficaz para o marketing digital, e que poucas pessoas usam, pelo contrário, são estimados que existem 3 bilhões de contas de e-mail criadas em todo o mundo. Conforme dados do Pew Research, 92% dos adultos, que estão diariamente online, utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente.
Diversas pessoas preferem o e-mail para receber informações sobre uma empresa, até porque por ele é possível se organizar melhor e guardar o que for mais relevante em pastas e ordem de prioridade para consultar depois.
No geral, as estratégias mencionadas neste artigo fazem com que uma empresa apareça de maneira constante na rotina de seus clientes e do público interessado nos seus produtos/serviços e, com isso, ela certamente alcançará um maior número de vendas e um aumento interessante nos seus resultados.
A importância de uma página na internet
A criação de um blog ou site para a empresa é o primeiro passo para ingressar na internet e no mundo do marketing digital. Afinal, as pessoas buscam cada vez mais recursos para suprir e resolver suas necessidades com as facilidades que a internet oferece.
Um site ou blog faz com que um maior número de interessados encontre os produtos/serviços que uma empresa oferece.
Dentro de um blog, algumas estratégias que envolvem o aumento do tráfego na página podem ser:
- Postagens de conteúdos de qualidade;
- Técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
- Palavras-chave relacionadas ao negócio;
- Página responsiva e com carregamento rápido.
A postagem de conteúdos relevantes faz com que uma empresa se torne uma autoridade no seu segmento. E isso pode ser feito periodicamente no site do estabelecimento, de modo que o público-alvo o encontre com mais facilidade.
Uma clínica de estética, por exemplo, pode facilmente realizar uma postagem que descreve os benefícios de um tratamento por meio do seu blog, disponibilizando ainda um campo para comentários que facilitam a interação com o público interessado no procedimento.
Dentro de uma página ainda é possível utilizar técnicas de SEO, excelente ferramenta de marketing digital, que fazem com que ele seja encontrado por meio de pesquisas em buscadores da internet. Essas técnicas comportam títulos atrativos, uso de Link Building e a escolha das palavras-chave mais adequadas com o segmento.
As palavras-chave, nesse sentido, devem ser bem escolhidas para que o público do seu negócio encontre a sua página mais facilmente. Optar por um termo bastante pesquisado faz com que um futuro cliente que deseja realizar o procedimento possa localizar a sua página entre as primeiras posições de um buscador.
As postagens que contam com palavras-chave desse gênero podem ainda conter imagens ou vídeos que mostram os efeitos do procedimento, chamando a atenção do cliente.
Mas é importante pensar em um site que seja responsivo, ou seja, que ao se abrir a página em dispositivos móveis, ela seja carregada de maneira adequada, possibilitando uma visão geral do layout.
Ao postar as fotos ou vídeos dos procedimentos, o carregamento do conteúdo deve acontecer de maneira rápida, o que é um dos parâmetros utilizados pelos buscadores para que o site possa estar nas melhores posições. Tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem necessidade de grandes investimentos financeiros.
Todas essas estratégias de marketing digital promovem um contato mais próximo com o público, o que faz com que o número de vendas cresça de maneira progressiva.
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