Blog de Vendas: Usando um blog para aumentar suas vendas

“Blogar” não ajuda apenas a sua empresa, mas sim o seu negócio como um todo. Com o comportamento atual do consumidor, os blogs de vendas estão se tornando essenciais para manter uma presença online, se destacar da concorrência e até obter clientes. 

Como muitos novos recursos que surgiram, os empreendedores visionários reconheceram o formato do blog como uma ferramenta de marketing, começaram a usá-lo para fornecer informações e atualizações aos seus clientes e como uma maneira de atrair novos negócios. 

Seu blog é um ótimo lugar para fornecer conteúdo que agrega valor aos leitores e os ajudam a entender melhor como resolver seus maiores desafios. Ao publicar consistentemente conteúdo atraente e atencioso em seu blog, você está trabalhando para mostrar aos leads e clientes que sua marca tem algo a oferecer.

Blog de vendas através do Marketing de Conteúdo

Antes de tudo, é preciso dar uma atenção especial para o Marketing de Conteúdo. É preciso criar conteúdos de qualidade, fazendo uma estratégia com foco em atrair e conquistar o seu público-alvo.

O Marketing de Conteúdo trabalha tentando trazer soluções para o problema do seu público, sem promover a sua marca de forma direta, trazendo soluções relevantes e conduzindo-o pelo funil de vendas.

Criar um conteúdo relevante é o mínimo que você deve fazer em um blog para aumentar suas vendas, atraindo seu público, envolvendo-o e gerando valor para ele, de modo que crie uma imagem positiva da sua marca.

Um blog é constituído basicamente de textos, artigos, por isso é importante alimentá-lo com conteúdos diariamente, semanalmente ou mensalmente, acompanhando sempre as conversões que você conseguiu e quais estratégias funcionaram melhor.

Existem alguns tipos de artigos que podem ser adotados nos blogs para empresas, veja abaixo alguns exemplos:

  • Artigos comuns;
  • Artigos otimizados;
  • Artigos de impacto.

Os artigos comuns são criados no cotidiano, de forma mais simples, sem qualquer tipo de otimização e intenção de converter. Esse artigo pode conter alguns links de afiliados, mas não é preparado especificamente para a conversão.

Já os artigos otimizados são criados com o máximo de qualidade e com palavras-chave relevantes para os mecanismos de busca, são maiores do que o normal para comportar o máximo de palavras-chave sem que isso comprometa a qualidade do post.

A intenção desse tipo de artigo não é a leitura total, mas sim a possibilidade de direcionar o leitor vindo dos buscadores para outras páginas, como os artigos de impacto.

Por fim, os artigos de impacto são preparados especificamente para conversão. Pode ser, por exemplo, uma resenha de algum produto de sua autoria ou que você seja afiliado.

Esse post receberá o tráfego vindo de todas as áreas do site, inclusive dos artigos comuns e otimizados. Eles possuem no máximo 700 palavras e são estruturados de maneira a levar o leitor à conversão.

Como utilizar o blog para aumentar suas vendas?

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É preciso entender primeiramente o termo “conversão” no mundo do marketing digital, isso que irá funcionar para o blog aumentar suas vendas. Converter, neste caso, significa transformar um simples visitante em cliente.

Seu cliente pode ser atraído tanto para adquirir algum produto de sua autoria ou comprar um produto indicado por você, por conta da sua influência na internet. Contudo, é preciso ter um cuidado especial com o ambiente virtual para recebê-lo bem e trazê-lo como um cliente fiel.

Tente manter um design atrativo no seu blog de vendas, com ótima usabilidade, construindo links estratégicos e mantendo uma publicidade bem distribuída e não invasiva. Essas são dicas simples, porém muito valiosas para fazer o bom uso do blog para sua empresa e aumentar suas vendas.

Existem muitas outras empresas por aí que fornecem os mesmos produtos ou serviços que você. No entanto, como duas empresas não são verdadeiramente idênticas, é importante enfatizar o que torna sua empresa única. 

Os blogs ajudam a mostrar a personalidade, as informações e a experiência que distinguirão seus negócios dos concorrentes e até competirão contra empresas maiores. Se você deseja se tornar conhecido pelo seu público-alvo, sua empresa precisa de um blog que aumente suas vendas.

Um bom site de negócios pode ser voltado para ajudar clientes atuais e potenciais, mas faz isso fornecendo informações de maneira indireta. Um blog para empresas, por outro lado, cria oportunidades de interação direta com seu público. 

Isso ajuda sua empresa a construir um relacionamento com seus clientes e possíveis clientes em potencial. Por meio de um blog de vendas, você pode apresentar seu conteúdo de maneira mais casual e pessoal e, na verdade, conversar com seus leitores na seção de comentários. 

As ideias podem ser trocadas, você pode entender os pontos de vista dos leitores e eles têm a chance de serem ouvidos. Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, melhor poderá servi-lo

As análises do blog (como por meio do Google Analytics), comentários dos leitores no blog e comentários nas postagens de mídia social, vinculadas aos artigos do seu blog, ajudarão você a aprender sobre qual conteúdo é mais interessante para o seu público-alvo e o que aumentará o engajamento com eles.

Além disso, as análises de clientes online – uma poderosa ferramenta de marketing para pequenas empresas – não acontecem apenas nos sites de análise. Os clientes podem fornecer feedback importante sobre os seus negócios diretamente no seu blog, que é outro motivo pelo qual seus negócios precisam de um.

SEO – Search Engine Optimization

Outra razão pela qual sua empresa precisa de um blog é porque ele pode ajudá-lo a aumentar a classificação dos seus mecanismos de pesquisa. O Search Engine Optimization ( SEO ) é um processo de longo prazo composto por várias atividades diferentes. 

Um blog de negócios não o levará à primeira página do Google da noite para o dia, no entanto, aumentará significativamente seu ranking nos mecanismos de pesquisa ao longo do tempo.

Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa o recompensam por produzir novos conteúdos, usar palavras-chave relevantes e atender às necessidades dos pesquisadores online. Os blogs oferecem oportunidades para você fazer os três.

Os conteúdos que são feitos com base no SEO, são otimizados justamente para atrair visitantes que pesquisam assuntos no Google, deixando seu blog nos primeiros resultados das pesquisas.

Benefícios dos blogs para empresas

Se você ainda não está convencido de que sua empresa precisa de um blog, veja alguns benefícios adicionais dos blogs para empresas.

Escrever sobre o seu serviço, campo ou setor mantém você alerta. Você precisa se aprofundar no conhecimento, permanecer no topo do seu setor e praticar a articulação eficaz. 

Os blogs beneficiam seus negócios porque, quanto mais forte é o conhecimento e a comunicação, mais confiança você ganha. A confiança transforma espectadores interessados ​​em clientes e clientes atuais em clientes fiéis.

No geral, o blog de vendas é uma excelente ferramenta que oferece a possibilidade de você se comunicar com seu público, tornar-se autoridade em seu nicho de mercado, fortalecer sua marca, expandir e divulgar mais o seu serviço ou produto e fazer vendas específicas que podem ser mesuradas.

Redes Sociais

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Está lutando para ter ideias para postagens em redes sociais? Aqui está outro benefício dos blogs para empresas. Uma postagem de blog não equivale a apenas uma postagem de rede.

De fato, as informações contidas em uma única postagem podem ser redirecionadas de várias maneiras, para várias postagens de redes sociais. Por exemplo, você pode coletar estatísticas de diferentes postagens, extrair uma citação importante que se destaca ou extrair um fato interessante e adicionar um gráfico.

Seu público-alvo não apenas apreciará esses informativos fáceis de consumir, essas postagens rápidas ajudarão você a manter uma presença consistente e valiosa, que são duas práticas importantes na rede social.

Tanto nos conteúdos para o seu blog de vendas como para as redes sociais é muito importante definir a sua persona, o perfil do cliente de seu negócio, o que consome, seus gostos, idade, região onde mora etc.

Então, não perca tempo, crie um perfil da sua empresa nas principais redes sociais, como por exemplo, Instagram e Facebook, aproveite as comunidades para iniciar conversas com seu público, manter um bom relacionamento com seus futuros clientes, principalmente por meio daquelas pessoas que falam sobre os assuntos que você aborda em seu blog.

As redes sociais ajudam você a divulgar o seu blog, produto e serviço, de forma mais fácil e eficaz. Lembre-se também de fazer publicidade para atrair o cliente ideal para seu perfil e distribua nele e nas comunidades os seus artigos.

E-mail Marketing

Embora o email marketing seja uma ótima maneira de se manter atualizado, pode ser difícil fazer com que as pessoas se inscrevam para que mais e-mails lotem sua caixa de entrada. 

Aqui é onde um blog beneficia seus negócios. Se as pessoas acharem as postagens do seu blog interessantes e informativas, é mais provável que confiem nos seus newsletters. 

Eles também podem se inscrever se você incluir links para suas últimas postagens no boletim informativo, entre outras informações relevantes, como promoções, novos produtos ou serviços e atualizações da empresa.

Falando em E-mail Marketing, você sabia que a AllQ Agência de Marketing Digital tem parceria com a E-goi? Essa união ajudou a crescer o negócio de clientes, melhorou o posicionamento no mercado B2B e aumentou em 5x a taxa de conversão de visitantes do site para leads.

Como parte da estratégia que foi definida em conjunto com a equipe de consultoria do programa de agências parceiras da E-goi, foram criados alguns conteúdos digitais que trouxeram bastante fluxo e pessoas interessadas nos produtos da empresa atendida.

Anúncios no Facebook/Instagram

Citamos em tópicos anteriores que é muito importante pensar na publicidade, principalmente quando falamos de blog de vendas, quando falamos disso nos referimos essencialmente aos anúncios em redes sociais, como no Facebook e Instagram.

Esse tipo de anúncio é uma ótima estratégia de Marketing Digital para alcançar o seu público-alvo de forma mais rápida e segmentada.

Uma das grandes vantagens de utilizar anúncios é a possibilidade de definir melhor o seu público, coletar dados e trabalhar com as métricas que são fornecidas em alguns programas e até mesmo em redes sociais.

Essa publicidade paga pode ser através de Anúncios Facebook, Anúncios Instagram, Anúncios Google, entre outras redes. Ambos dão a possibilidade de segmentar o público e definir melhor suas estratégias.

A alta segmentação de público é apenas um dos benefícios dos anúncios do Facebook e Instagram, é possível definir diversas coisas, como por exemplo:

  • Gênero;
  • Gostos pessoais;
  • Idade;
  • Localização;
  • Profissão;
  • Status de relacionamento.

Além dessas informações citadas, é possível definir muitas outras e os anúncios são exibidos para pessoas mais propensas a desenvolverem interesse pelo seu produto ou serviço.

Contudo, tenha atenção ao tipo de anúncio que irá veicular nas redes sociais, para que seja algo relevantes, agradável e não atrapalhe a experiência do usuário.

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Anúncios no Google

É importante você promover o seu blog de vendas, por meio da publicidade em sites que estejam na rede de parceiros do Google (AdWords). Você pode fazer banners, por exemplo, nos anúncios do Google, essa é uma opção barata e muito boa de divulgação.

Além disso, desenvolva parcerias com outros sites que possam divulgar o seu conteúdo também. Em troca, você faz o mesmo, desde que os assuntos se complementem. Contar com a audiência de sites diversos é muito importante para um blog aumentar as vendas.

Aparecer para as palavras-chave importantes e relacionadas aos artigos é importante para essa estratégia. Você pode acelerar esse resultado com publicidade na rede de pesquisa do Google Adwords. Nesse caso, é fundamental que você já tenha uma oferta que capture leads.

Muitas das plataformas de blog disponíveis hoje permitem layouts otimizados para ações importantes para uma empresa. Por exemplo, a página que exibe as postagens do seu blog pode ter um cabeçalho ou barra lateral, onde você pode ter apelos à ação, como baixar um e-book gratuito ou obter uma consulta gratuita. 

Nesse sentido, um blog beneficia seus negócios, criando mais oportunidades para você apresentar ofertas e gerar leads. Eles não são tão difíceis quanto podem parecer e oferecem uma ampla gama de benefícios para os seus negócios. 

No geral, você só precisa entender que uma boa estratégia de um blog de vendas, sempre irá trazer resultados eficientes e positivos, mas demanda tempo, é preciso ter paciência. O retorno não é imediato como muitos pensam ser, salvo alguns casos específicos, mas vale a pena investir.

Lembre-se sempre de fazer conteúdos relevantes, que irão manter seu público interessado, e não só se focar em propaganda do seu serviço ou produto. E se deseja se destacar da concorrência e capturar a atenção do seu público-alvo, sua empresa realmente precisa de um blog de vendas!

Não perca tempo, se você precisa de um blog para aumentar suas vendas, entre em contato com a AllQ. Somos uma Agência de Marketing Digital especializada em Criação de Blogs, Sites, Inbound Marketing, usando sempre estratégias de SEO, e trabalhando com os Anúncios Facebook, Anúncios Instagram e Anúncios Google,

Possuímos profissionais especializados com experiência em gerar resultados para empresas. Clique aqui, veja como trabalhamos, o nosso portfólio e faça um orçamento conosco.

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