Atualmente temos diversas formas de trabalhar com o Marketing de Conteúdo e isso não é sinônimo de gastos elevados, pelo contrário, tendo uma boa equipe de marketing é possível aumentar o tráfego do seu site e melhorar os resultados da sua empresa gastando pouco.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia antiga, mas que está muito forte nos dias atuais, ajudando tanto empresas pequenas como médias e grandes.
Ele ajuda a dar visibilidade para a sua marca, aproximar o seu público dela e consequentemente vender mais. Leia nosso artigo de hoje entendendo o que é, seus benefícios e dicas.
O que é o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo trabalha na criação de artigos, postagens nas redes sociais, e-books, entre muitos outros.
Como o próprio nome diz, neste tipo de marketing são criados conteúdos relevantes que ajudam o público-alvo a resolver seus problemas e a empresa a virar uma autoridade no assunto.
Com o uso do Marketing de Conteúdo o seu público conhece a sua marca de forma natural, como acontece no Inbound Marketing, por meio do interesse que seus conteúdos despertam nele.
O objetivo dessa estratégia é cativar o público com os conteúdos produzidos sobre o produto ou serviço que ele busca, esclarecendo dúvidas, benefícios e muitas outras informações.
A estratégia vai muito além de apenas anunciar o produto e querer vendê-lo, é fazer com que a pessoa, ao ler, desperte mais ainda a sua vontade para que ela decida realmente comprar.
No geral, é escrever textos sobre o seu nicho de mercado, seja por meio de um blog, vídeos, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Entenda melhor como cada um desses meios pode te ajudar:
- Blog: considerado a principal ferramenta do marketing de conteúdo digital, faz a pessoa sempre voltar ao seu site para obter mais informações e consumir conteúdo e outros;
- Vídeos: Youtube, lives e tutoriais;
- Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin (fotos, textos, vídeos, interação);
- E-mail Marketing: Envio de e-mails avisando sobre os conteúdos do blog, promoções, cupons, eventos, comunicados importantes etc;
- Conteúdos ricos: E-books, planilhas, infográficos, templates.
O Marketing de Conteúdo teve seu primeiro registro em 1985, quando a empresa John Deere, norte americana, líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou uma revista chamada “The Furrow”.
Com a proposta de produzir conteúdo relacionado à agricultura e não apenas sobre os seus próprios produtos, a John Deere saiu na frente da concorrência. E com o tempo, outras empresas foram vendo que essa estratégia era muito eficaz e adotando a mesma ação.
Por que usar o Marketing de Conteúdo?
Por meio de pouco investimento no Marketing de Conteúdo a sua empresa já consegue alcançar seu público, divulgar sua marca, ter mais leads e vendas.
Essa técnica é muito recomendada para pequenas empresas que querem ter retorno, mas que não podem investir em muitos anúncios e formas de divulgações mais caras. É um método extremamente eficiente também para médias e grandes empresas.
Só no Brasil, há aproximadamente 134 milhões de usuários de internet, segundo dados da Agência Brasil. E essas mesmas pessoas estão em diferentes mídias sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Twitter, Pinterest etc.
Então, quando você leva conteúdos relevantes para a internet você está respondendo diversas perguntas e agradando aos interesses de milhões de usuários que buscam praticamente tudo na web.
Tendo um computador ou até mesmo um celular é possível criar bons conteúdos que atendem o interesse do seu público, mas é preciso ter dedicação, tempo e disposição para entender quem é sua persona, planejar, produzir e divulgar as informações.
Para realizar um bom Marketing de Conteúdo é preciso ter primeiramente um planejamento (etapa fundamental), para depois executar e mensurar os resultados da sua estratégia.
Você precisa definir a sua persona, entendendo qual é o gênero que tem maior interesse pelos seus produtos ou serviços, sua faixa etária, localidade, interesses, hobbies etc.
É preciso definir seus objetivos, mas sabendo que é preciso ter paciência para entender cada processo; fazer o reconhecimento da sua marca, expandindo além da sua região; trabalhar o relacionamento com o seu público, fazendo com que se sintam especiais; e por fim conseguindo suas vendas e até mesmo recomendações.
Essas etapas, mencionadas acima, são bem exemplificadas pelo processo do funil de vendas. Veja como funciona:
- Conteúdos de topo de funil: trabalhar conteúdos para pessoas sem intenção de comprar, por meio de: blog, posts, podcasts e vídeos;
- Conteúdos para meio de funil: reconhecer o problema e as soluções, colocando isso em conteúdos para: blog posts, e-books, webinars e whitepapers focados em soluções;
- Conteúdo para fundo de funil: auxiliar na decisão de compra com a exposição de cases de clientes, depoimentos e demonstrações de produtos;
- Conteúdo para o pós-venda: incentivar cliente a voltar a fazer negócio com você e recomendar os seus produtos/serviços para mais pessoas.
Depois de todas essas etapas, é preciso analisar os resultados das suas ações e estratégias digitais, para entender onde você acertou e onde pode melhorar.
Você pode trabalhar com Métricas Editoriais, analisando os resultados do que você produziu, como número de visitantes, backlinks, compartilhamentos, tempo no site, etc; Métricas de Negócio, analisando as conversões realizadas como leads, contatos e vendas; e por fim verificar o Custo de Investimento, famoso ROI (Return Over Investment).
Benefícios que o Marketing de Conteúdo traz para sua empresa
O Marketing de Conteúdo, como você viu, é uma técnica antiga mas que ainda é muito poderosa. Fazendo com que sua marca ganhe:
- Aumento no tráfego do site;
- Alcance o público ideal;
- Tenha reconhecimento;
- Tenha engajamento;
- Eduque o mercado;
- Aumente as vendas;
- Reduza os gastos a longo prazo.
Um exemplo de engajamento com a marca é a própria Apple, que não só vende seus produtos, mas que faz os usuários desejarem e quererem os status e experiências que a marca desperta.
O Marketing de Conteúdo tem grande influência nas estratégias de SEO de um site. Então, além de produzir um bom conteúdo, você precisa investir também em técnicas de otimização e ranqueamento, para deixar seu site nas primeiras páginas dos buscadores.
Quando você utiliza o SEO, as pessoas que possuem interesse pelos produtos ou serviços conseguem encontrá-los de forma mais rápida e prática.
Com o Marketing de Conteúdo você consegue ainda aumentar a interação do seu público com a sua marca, seja por meio de dúvidas, sugestões, elogios e compartilhamentos.
Quando sua empresa está frequentemente colocando conteúdos relevantes na internet, automaticamente está conseguindo nutrir e despertar o interesse de pessoas que talvez nem estariam pensando nos seus produtos ou serviços, mas que gostou devido o conteúdo da sua página.
Ao se tornar cliente, e sua empresa manter o contato com ele de forma agradável, há muito mais chances desse indivíduo comprar novamente e indicar sua empresa para outras pessoas.
Se a sua empresa deseja gastar menos e crescer a longo prazo, o ideal é investir no Marketing de Conteúdo, sem precisar pagar por anúncios.
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Nosso fundador e diretor da AllQ Agência, Kassio Braga, realizou uma palestra bem completa sobre “Como aumentar o seu tráfego e alanvancar os seus resultados com o marketing de conteúdo”, em parceria com o E-goi. Confira:
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Dicas da AllQ para melhorar os resultados da sua empresa com o Marketing de Conteúdo
A AllQ Agência trabalha diariamente com as melhores ferramentas e estratégias do Marketing de Conteúdo, trazendo resultados concretos para os clientes. Por isso, trouxemos algumas dicas para melhorar os resultados da sua empresa, como:
- Foque em um canal e se torne bom nele, não perca tempo querendo abraçar o mundo (como site ou blog ou rede social);
- Não pule etapas, isso gera prejuízos.
- Foque em definir objetivo, análise e planejamento, execução, medição e repetição;
- Faça testes em novas redes ou ferramentas;
- Divulgue em todos os canais possíveis;
- Aproveite os conteúdos antigos e refaça;
- Atualize seus conteúdos anuais de datas comemorativas;
- Escute seu público e suas necessidades (ele é o seu principal chefe).
Você pode utilizar canais gratuitos ou pagos. Navegue e teste o: E-goi, Ubersuggest, Google Analytics, Google Data Studio, WordPress e o Google Meu Negócio.
Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e experientes na área de marketing digital. Possuímos um portfólio de sucesso e clientes completamente satisfeitos com os nossos serviços prestados.
Se você precisa alavancar o seu negócio na internet, seja por meios de um site, blog de vendas, gerenciamento de redes sociais, Inbound Marketing, estratégias de SEO, dentre outros serviços da área, entre em contato conosco.
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