O E-mail Marketing é uma estratégia antiga, mas que vive até os dias atuais trazendo cada vez mais resultados para as empresas.
Essa estratégia foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, sendo ideal para enviar novidades, promoções, comunicados e diversas outras informações para os seus clientes de forma online.
São diversas as vantagens de utilizar o E-mail Marketing. Veja, neste artigo de hoje, como funciona, sua importância e tipos existentes dessa excelente estratégia digital.
Você sabe o que é o E-mail Marketing?
O E-mail Marketing é um método de divulgação online que surgiu em meados da década de 1970, logo após a invenção da internet.
Uma das empresas visionárias que aplicou a tática pela primeira vez foi a Digital Equipment Corp, quando o gerente de marketing enviou 400 mensagens divulgando equipamentos de informática e conseguiu um retorno de US$ 13 milhões em vendas.
Desde então, muitas mudanças marcaram o uso dessa estratégia, tanto que atualmente é bem comum as pessoas acessarem suas caixas de e-mail como uma das primeiras tarefas do dia.
O uso do smartphone, por exemplo, facilitou ainda mais o envio e recebimento de mensagens pelo e-mail.
Quando usada de forma correta, essa estratégia é capaz de ajudar no aumento das vendas de uma empresa e consequentemente em seu crescimento.
É por meio do E-mail Marketing que conseguimos atrair mais clientes e até mesmo fidelizar aqueles antigos, de forma a estar sempre presente na vida deles.
Essa estratégia faz uso do correio eletrônico, um canal de comunicação direto entre empresas e clientes, ajudando a manter o relacionamento entre ambos.
Contudo, para conseguir resultados positivos, é muito importante entender como funciona o planejamento, as táticas e boas práticas do E-mail Marketing.
E o melhor, os resultados podem ser mensurados permitindo ajustes e otimização para os disparos das próximas campanhas.
Lembre-se de enviar e-mail apenas para pessoas que assinam sua lista, evitando SPAM e demais reclamações de usuários que não têm interesse nos seus conteúdos, dando sempre a opção de descadastrar.
A importância de se comunicar com o cliente via e-mail marketing
As campanhas de E-mail Marketing estão cada vez mais antenadas aos novos hábitos dos consumidores. Além disso, as tecnologias nesse segmento têm se mostrado mais avançadas e sofisticadas.
A partir de tal premissa, podemos alcançar um número enorme de clientes e possíveis clientes mas sem perder na personalização.
Em outras palavras, mesmo disparando mensagens em massa, podemos fazer com que cada pessoa receba um texto único e customizado.
Dessa forma, a sua marca é humanizada e pode conduzir ações como aumento de vendas, o ganho de tráfego no website e o fortalecimento dos vínculos de relacionamento com a clientela.
Se você busca por um recurso barato, todavia eficiente, essa é a solução ideal. Hoje o E-mail Marketing permite que você comunique seus clientes sobre promoções e conteúdos relevantes com praticidade, agilidade e excelente segmentação.
Apesar de outras estratégias ajudarem muito no crescimento e relacionamento da empresa com os clientes, como por exemplo, as redes sociais, o E-mail Marketing precisa estar presente também.
Diferente das redes sociais, o E-mail Marketing consegue ser mais direto, fazendo a sua mensagem chegar para o seu público-alvo sem empecilhos ou distrações.
É por meio do e-mail que você consegue manter o relacionamento melhor com o cliente. Inclusive, é possível criar um conteúdo mais extenso e detalhado.
O E-mail Marketing oferece diversas vantagens, como por exemplo:
- Maior alcance;
- Maior conversão;
- Maior interação;
- Riqueza de dados;
- Conteúdo personalizado;
- Intimidade;
- Facilidade para direcionar tráfego;
- Formato flexível.
- Liberdade e flexibilidade.
Além de todas essas vantagens, quando sua empresa usa o E-mail Marketing ela tem a chance de ter um canal próprio, ou seja você envia e-mails da sua empresa para uma lista específica de contatos que já manifestaram interesse pelo seu produto ou serviço.
Caso você tenha um site ou blog, ao invés de esperar que as pessoas busquem pelos conteúdos que você produz, é possível sempre enviar e-mail avisando da última postagem que você publicou, para despertar o interesse no seu público de ir ler e interagir.
É normal que diversos usuários não possuam algumas redes sociais, mas é praticamente impossível alguém não ter um e-mail, já que ele funciona para muitas coisas e é requerido em diferentes situações.
Tipos de E-mail Marketing
Para que você comunique seus clientes das novidades, promoções e outras ações pertinentes, existem diferentes tipos de E-mail Marketing.
Cada formato pode ser usado em uma situação particular, dependendo da sua intenção. Confira quais são os principais tipos de e-mail utilizados pelas empresas:
1. Newsletter
As newsletters são ótimas para fortalecer o vínculo com os clientes e leads. Elas podem abranger uma série de assuntos, mas normalmente são usadas para promover produtos, informar sobre ofertas especiais e notificar quando há novos conteúdos no blog.
2. E-mail de boas-vindas
Assim que o seu prospect se torna lead, o E-mail Marketing de boas-vindas se mostra uma boa pedida.
Ele permite que você comunique seu cliente sobre o avanço na jornada de compra e aproveita a oportunidade para trazer informações relevantes. Essa é uma estratégia decisiva na construção do relacionamento com o seu público alvo.
3. E-mail promocional
Embora receba o nome de “e-mail promocional”, essa técnica de E-mail Marketing não precisa necessariamente tratar apenas de promoções.
Além de divulgar produtos, você também pode informar o público sobre ofertas de conteúdos gratuitos, e-books, lives nas redes sociais e outras diversas táticas de conversão.
4. E-mail comemorativo
O e-mail comemorativo, também conhecido como e-mail sazonal, essa é uma mensagem enviada em datas especiais, comemorativas, por exemplo.
Esse tipo de e-mail é ideal para comemoração de aniversários, datas relevantes, conquistas e a chegada de uma nova estação.
5. E-mail de vendas
Para as empresas que trabalham com e-commerce, o e-mail de vendas é primordial. Ele ajuda a finalizar compras de carrinhos abandonados e permite colocar em prática outras ações, dentre elas o cross selling e o up selling.
O envio de e-mail de vendas é uma excelente estratégia de E-mail Marketing para empresas que trabalham com produtos.
6. E-mail para inativos
Com a periodicidade adequada e com ofertas interessantes, é bastante provável que você comunique seus clientes inativos com e-mails que reconquistem a atenção deles. Para tanto, é importante usar métodos de engajamento com boas taxas de clique.
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Se você chegou até aqui, provavelmente já se deu conta de quantas são as valiosas oportunidades que o E-mail Marketing oferece para o seu negócio.
Para fazer o uso dela e obter ótimos resultados, busque por empresas confiáveis, com profissionais responsáveis, experientes e especializados na área, como a AllQ Agência.
Trabalhamos diariamente com as melhores ferramentas e estratégias do Marketing Digital, incluindo o E-mail Marketing, trazendo resultados concretos para os clientes.
Nossa equipe usa softwares de automação que ajudam no disparo de e-mails, permitindo que a segmentação seja mais avançada e que as mensagens enviadas pelo E-mail Marketing sejam customizadas de acordo com o destinatário.
Então, para finalizar, ficam mais algumas dicas da equipe da AllQ Agência:
- Crie conteúdos de qualidade para a sua campanha via E-mail Marketing ser atrativa e criar conexões reais com os clientes;
- Comunique seus clientes sobre novidades do seu mercado, demonstrando que você está por dentro e é autoridade no segmento;
- Otimize o formato das mensagens para dispositivos móveis;
- Use ferramentas profissionais que deixem o e-mail mais leve e passível de abertura em qualquer velocidade de internet.
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