Hoje em dia, muito se fala em Marketing e Marketing Digital. Mas você sabe, de fato, a diferença entre ambos? Hoje vamos abordar essa questão para que suas dúvidas sejam sanadas de uma vez por todas.
É compreensível que empreendedores, especialmente os que estão recém descobrindo as vantagens do mundo digital, ainda tenham dúvidas ao distinguir Marketing e Marketing Digital. Afinal de contas, ambos têm suas particularidades, metodologias e benefícios.
No entanto, é de extrema relevância entender qual dos dois modelos corresponde melhor aos seus anseios antes de começar a investir em divulgação.
Sabendo a diferença entre ambas as técnicas e escolhendo a ideal para o seu negócio é possível economizar mais e conquistar o público-alvo da maneira mais adequada ao seu modelo de negócios.
Continue acompanhando os próximos tópicos. Veremos as principais diferenças e vantagens do Marketing e Marketing Digital. Vamos lá!
Como funciona o Marketing?
O Marketing em sua concepção geral possui diversas definições, desde a intenção de vender, lucrar, como de entender as necessidades do consumidor e tentar supri-las.
Essa estratégia é bastante antiga, criada principalmente com o objetivo de comunicar um público sobre um produto, serviço ou ação.
Ao longo dos tempos foi se aprimorando, empresas buscando entregar aquilo que realmente iria satisfazer as necessidades do cliente, obtendo lucro em troca.
Apesar do Marketing está muito ligado ao lucro das empresas, ele também pode ser feito por ONGs e demais instituições públicas, tendo em troca a divulgação de uma ação, fortalecimento da própria marca ou engajamento do público.
De uma forma geral, os principais objetivos do Marketing são:
- Aumentar o alcance da marca;
- Construir boas relações com clientes, parceiros e colaboradores;
- Fazer com que a marca transmita sua essência;
- Fidelizar clientes;
- Vender mais.
Profissionais experientes de Marketing trabalham elaborando estratégias que visam despertar o interesse de um público em um produto ou serviço, mostrando sua importância e benefícios, a fim de suprir suas necessidades e obter sucesso com as vendas.
Mas é muito importante continuar cativando o cliente e mantendo contato, tendo uma boa relação com ele para que ele propague sua marca, indique seus produtos/serviços e volte a comprar de você.
O Marketing consegue, por meio de diversas estratégias digitais, fazer com que uma marca fique na cabeça das pessoas, ou seja, dando mais visibilidade para ela e despertando a vontade de saber mais ou ter mais do que ela oferece.
Contudo, antes de qualquer ação, é importante definir e entender qual público é o seu, afinal tentar atingir todo mundo é “um tiro no escuro”. É preciso definir quem são as pessoas que podem ter maior interesse por aquilo que você oferta, possíveis futuros clientes.
Lembre-se de trabalhar também com bons conteúdos, que agregam valor ao consumidor/cliente. Vender, porém, mostrar também como aquele produto/serviço pode ser útil para a pessoa.
Principais diferenças entre Marketing e Marketing Digital
O Marketing Tradicional, também conhecido como Marketing off-line, é aquele realizado nos meios de comunicação convencionais como, por exemplo:
- Aluguéis de outdoors;
- Anúncios no rádio;
- Comerciais de televisão;
- Panfletagem
- Propagandas em jornais impressos;
- Propagandas em revistas impressas.
Você provavelmente já viu propagandas desse tipo e já tem uma ideia do impacto que elas provocam. Em um jornal, por exemplo, um anúncio pode chamar a atenção em meio a outros, embora isso seja mais complexo.
Já na televisão, o investimento deve ser muito pesado (e caro!) para que o público-alvo seja atingido. Afinal, é comum que as pessoas aproveitem os intervalos da programação para realizar outros afazeres ao invés de ficar prestando atenção nos comerciais.
Além do mais, é preciso considerar que mesmo tendo audiência, a divulgação não é completamente direcionada.
Somente uma pequena parcela de pessoas que realmente têm interesse no seu produto ou serviço será alcançada. Logo mais veremos sobre esse aspecto que diverge no Marketing e Marketing digital.
Os benefícios que mais se destacam no Marketing Tradicional são:
- Visibilidade geral: o alcance da divulgação costuma fazer com que a marca seja vista por muitas pessoas, ainda que elas não tenham interesse no produto ou serviço oferecido;
- Alcance para faixas etárias mais avançadas: ainda que a situação esteja mudando aos poucos, é possível atingir os mais idosos e pessoas que não têm familiaridade com a internet;
- Duração do comercial: no caso de panfletos ou materiais promocionais impressos, a sua duração costuma ser maior pois quando não são descartados logo após a entrega eles costumam ficar meses na casa das pessoas;
- Posicionamento lado a lado com grandes marcas: como o Marketing off-line costuma ser mais caro, sua marca fica próxima de grandes companhias, o que é interessante quando elas não ofuscam o brilho do seu comercial.
Diferente do Marketing Tradicional, o Marketing Digital tem como princípio o uso da internet para a divulgação de marcas, produtos e serviços.
Essa segunda técnica vem sendo utilizada por empresas dos mais diversos contextos e proporções, desde as menores até as grandes companhias.
Uma das principais diferenças entre o Marketing e o Marketing Digital é o custo. No ambiente online, as campanhas são econômicas e direcionadas.
Ao invés de atingirem muitas pessoas aleatórias, é possível atingir aquelas que possuem real interesse pelo o que você oferta, ou seja, é possível fazer com que o seu recado chegue a menos pessoas, mas todas com o perfil exato do seu público-alvo.
Esse foco faz toda a diferença nos resultados. Resultados esses, aliás, que podem ser medidos com parâmetros claros e exatos.
Cada clique pode ser computado para que você saiba se as ações dos consumidores diante do seu anúncio online resultaram em fechamento de negócios ou não.
Marketing Digital: como é feito e quais as vantagens?
O Marketing Digital é composto por diversas estratégias, umas gerando resultados a curto prazo e outras a longo prazo, realizando um tráfego orgânico (gratuito) ou pago.
A pessoa pode optar por trabalhar com uma estratégia ou com a junção de várias delas, complementando uma a outra. E existem muitas, como por exemplo:
- Inbound Marketing;
- Redes Sociais;
- Criação de Sites;
- Anúncios em Mídias Digitais;
- Search Engine Optimization (SEO);
- Criação de Logomarca e Branding.
Cada vez mais as pessoas estão se adaptando à internet. Essa é uma realidade da qual não podemos nos esquivar. A boa notícia é que ao investir em Marketing Digital temos observado vantagens como:
- Segmentação precisa: você pode definir qual é o gênero, faixa etária, localização, gostos pessoais entre outros aspectos do público que receberá sua divulgação;
- Maior alcance geográfico: na internet não há barreiras, permitindo que seus produtos sejam divulgados na cidade, estado, região, país ou até mesmo internacionalmente;
- Resultados rápidos: ao contrário do Marketing Tradicional, na web as coisas acontecem quase que instantaneamente, permitindo resultados em tempo recorde;
- Mensuração: os resultados do investimento são mensuráveis e podem ser acompanhados em tempo real, inclusive permitindo ajustes de estratégia;
- Poder de viralização: bons conteúdos são compartilháveis e podem viralizar, o que aumenta ainda mais a exposição da marca e o impacto perante ao público;
- Economia: os valores para fazer posts patrocinados ou posicionados na primeira página de resultados do Google são muito menores do que os da mídia convencional. Há, inclusive, alguns tipos de anúncios que são gratuitos.
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