Não é novidade que atualmente diversas empresas estão nas redes sociais, algo muito importante para manter um contato mais próximo com o seu público, mas é importante não apenas postar, mas investir em SMO Social Media Optimization.
Quer alcançar ainda mais pessoas, alavancar o seu negócio vendendo mais e mantendo seus clientes fiéis? Leia nosso conteúdo de hoje para saber o que é o SMO, sua importância, benefícios e quais profissionais buscar. Vamos lá?!
Você sabe o que é o SMO Social Media Optimization?
O SMO Social Media Optimization, em português “Otimização de Mídia Social”, é uma estratégia de Marketing Digital muito eficiente para atrair mais pessoas para sua rede social e também para seu blog de vendas, site etc.
Para que ela funcione é preciso criar bons conteúdos e otimizá-los, ou seja, usar técnicas que ajudam o seu público a encontrar sua marca facilmente, levando ele para o Instagram, Facebook, Linkedin, site, blog e demais redes da sua empresa.
É criar bons conteúdos e fazê-los chegar as pessoas certas, aquelas que possuem interesse pelo seu serviço e/ou produto. E há diversas formas de fazer isso, trabalhando com as hashtags ideais e outros detalhes que falaremos mais adiante.
O SMO trabalha semelhante a técnica de SEO, mas enquanto o SEO trabalha mais com conteúdos de sites e blogs, o SMO vai trabalhar com os conteúdos das redes sociais. E não basta criar um bom material para ser postado, se ele não alcançar as pessoas certas nada adiantará.
Essa técnica vai te ajudar a levar seu conteúdo das redes sociais para mais pessoas, de forma a aumentar o engajamento do seu público-alvo e gerar mais seguidores e futuros clientes para sua marca.
Com o SMO é possível também gerar mais acessos para o seu site ou blog e também o caminho inverso, fazer com que os seus visitantes do site tenham acesso as suas principais redes.
Contudo é preciso entender que o SMO funciona a longo prazo, como um trabalho de formiguinha, trabalhando diariamente para alcançar cada vez mais pessoas e aumentar o sucesso da sua marca.
Para que sua empresa obtenha bons resultados também é importante contar com bons profissionais, que sejam experientes na área e elaborem as melhores estratégias de marketing de acordo com o seu nicho de mercado e tipo de público.
É preciso fazer um bom estudo da marca, conhecer o público-alvo, definir sua persona, planejar as postagens, elaborar conteúdos de qualidade, fazer testes e acompanhar os resultados das ações.
Para que serve o SMO Social Media Optimization?
De um modo geral, o SMO serve para ajudar sua empresa a expandir a marca nas redes sociais, fazendo com que seu conteúdo seja encontrado pelas pessoas certas, que possuem interesse por aquilo que sua empresa oferta.
Atualmente sabemos que os conteúdos postados nas redes sociais não alcançam todos os seus seguidores, por esse motivo que é preciso trabalhar com estratégias de otimização, como é o caso do SMO, além de investir em anúncios pagos.
É preciso que as redes sociais da sua empresa se destaquem na internet, afinal, existem diversos perfis e seu concorrente pode te ultrapassar devido utilizar boas estratégias de marketing, mesmo não possuindo o melhor serviço ou produto.
E não adianta encher as postagens de hashtags aleatórias ou investir rios de dinheiro em anúncios pagos, sem conhecer direito com é o seu público e a forma que você deve se comunicar com ele.
Para fazer um bom SMO é preciso pensar, pelo menos, em 6 coisas, são elas:
- Elaborar conteúdos de qualidade;
- Conhecer seu público;
- Otimizar seus títulos;
- Colocar palavras-chave;
- Inserir imagens e vídeos;
- Inserir links com redirecionamento para as redes sociais.
É preciso primeiro criar conteúdos que tenham relevância, adotando uma estratégia de produção de conteúdo própria, mencionando as fontes utilizadas, convidando os seus seguidores a comentar, curtir e compartilhar suas postagens etc.
É importante sempre acompanhar os resultados das suas publicações, observando quais estão sendo mais relevantes para o seu público e entendendo as menos relevantes para melhorar a estratégia.
Antes de iniciar um planejamento de marketing digital nas redes sociais é necessário criar uma persona, com base nas informações, comportamento e interesses do seu público.
Um título bem feito, que chame a atenção e tenha a ver com o assunto abordado, faz toda a diferença para atrair o seu público. É preciso despertar a curiosidade e interesse nos seguidores da sua marca.
Lembre-se de ter o cuidado com títulos sensacionalistas, ou seja, irreais que chamam a atenção do usuário mas que não entrega realmente o prometido, isso acaba afastando seus seguidores, arruinando a imagem da sua empresa.
As palavras-chave estão muito presentes nas técnicas de SEO, e não seria diferente no SMO, elas são muito importantes para que seu público te encontre com mais facilidade nas redes sociais.
Você pode inserir as palavras-chave na biografia dos seus perfis de redes sociais, nos títulos e descrições das postagens. Tudo isso ajuda o usuário da rede social a encontrar suas páginas e postagens de forma mais assertiva.
Explore bem as imagens e vídeos, afinal, esse é o foco maior das redes sociais, é o que chama mais a atenção das pessoas nesse meio, principalmente quando possuem boa qualidade e valor estético.
Outro fator importante de entender é que as pessoas estão cada vez mais sendo atraídas por fotos e vídeos, já que são formas mais rápidas de consumir um conteúdo, diferente de longos textos que muitas pessoas abandonam ou nem começam a ler.
Invista em links para seu site e/ou blog, e o inverso também. Coloque botões de direcionamento em seus blog posts, landing pages, envios de email marketing e outros canais, para suas redes sociais. Dessa forma você consegue aumentar o número de seguidores e ganhar mais interação nas redes sociais.
Conheça os benefícios de aplicar o SMO na sua empresa
Você já deve ter percebido que o SMO é excelente para a sua empresa, correto? São diversos os benefícios de investir nessa técnica. Confira, abaixo, três dos principais benefícios:
- Melhor alinhamento do conteúdo;
- Redução de custos com marketing nas redes sociais;
- Interação e reconhecimento maior do público.
O SMO te ajuda a alinhar os conteúdos do seu site/blog com todas as redes sociais, gerando um certo tipo de padrão e tornando a comunicação da empresa mais clara. Isso faz com que os conteúdos sempre tenham uma mesma linguagem e posicionamento, independente da sua equipe de trabalho ser rotativa ou não.
Com o SMO também é possível reduzir os gastos com as redes sociais, mesmo que de início seja preciso investir em alguns softwares de gerenciamento e automação. No geral, essa é uma técnica que gasta menos do que outras.
Dê atenção também para a interação com o seu público, afinal, gerar bons conteúdos mas não responder os usuários não adianta. O SMO vai te ajudar a alcançar mais pessoas e também aumentar a interação com os seus conteúdos. Faça sua parte também que os resultados serão alcançados mais rapidamente.
Lembre-se que apenas curtidas e comentários não geram vendas, é preciso traçar planos estratégicos de marketing digital para atingir resultados mais positivos para a sua marca.
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Para utilizar o SMO de forma mais acertiva na sua empresa é preciso buscar bons profisisonais da área, que sejam experientes e busquem as melhores soluções para o seu nicho de mercado.
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