Como investir no Inbound Marketing para a sua empresa?

De todas as novidades que o mundo do marketing digital nos traz constantemente, com certeza uma das mais importantes é a do Inbound Marketing.

Embora não seja uma estratégia tão nova assim, no Brasil ainda existem muitos empresários e empreendedores que não ouviram falar sobre ela e, por isso, estão perdendo a grande chance de alcançar o público certo e crescer no seu empreendimento.

Siga adiante na leitura para entender melhor sobre o assunto e qual a importância dessa estratégia para a sua empresa!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, de forma resumida, é uma estratégia de marketing digital que visa estudar e criar conteúdos mais segmentados para o público da empresa, atingindo as pessoas que realmente têm interesse no seu produto ou serviço, dando mais visibilidade para a marca, alcançando e atraindo mais clientes.

Quando essa estratégia é bem executada além de atrair mais pessoas para o seu negócio, você consegue manter constante a boa relação com os clientes já captados, fazendo com que estes continuem comprando os seus produtos (ou serviços) e ainda indiquem a outras pessoas, como se fossem porta-voz da sua marca.

Há várias maneiras de definir o Inbound Marketing, uma delas é por meio de uma descrição comparativa. Essa comparação se baseia no fato de que o Inbound surgiu como uma alternativa ou evolução do Outbound Marketing. Neste segundo caso, a definição mais precisa é a de que nele as empresas/marcas é que vão atrás dos clientes.

Já no caso do Inbound Marketing, a empresa não vai “atrás do cliente”, o que ela faz é gerar conteúdos de qualidade e comunicar-se com ele por meio de veículos que irão fazer com que o cliente é que venha até ela. Deste modo, a descrição comparativa é a seguinte: o símbolo tradicional do Outbound Marketing é um megafone, e do Inbound Marketing é um ímã.

O exemplo mais tradicional de Outbound é, sem dúvida, o da televisão e rádio de antigamente, bem como de outdoor, busdoor e qualquer tipo de banner para lanchonetes, gráficas e demais setores de varejo.

O Inbound Marketing é importante para praticamente todos os negócios, independente do formato ou tamanho dele. Existem vários segmentos em que essa estratégia pode ser utilizada. Portanto, não fique pensando que essa estratégia serve apenas para empresas de marketing ou para startups voltadas para a área de tecnologia.

Essa estratégia visa gerar conteúdo para qualquer tipo de produto ou serviço. Pode ser um pequeno empreendedor que acabou de começar, por exemplo, com o intuito de impactar as redes sociais da sua região e conseguir mais clientes ou divulgadores da sua marca.

Pode ser também uma indústria que está no seu ramo há décadas e quer gerar conteúdo para demonstrar seu conhecimento e autoridade na área em que atua.

Outro modo de definir o Inbound Marketing é dizer que ele se trata de uma prospecção passiva, ao passo que o Outbound remete a uma prospecção ativa. Ou seja, no primeiro caso temos um marketing de conteúdo informativo e que prima por uma relação de médio e longo prazo, no segundo caso, a venda direta e publicitária.

O Inbound Marketing também inclui o termo content marketing, que significa, precisamente, marketing de conteúdo. Outro termo que tem ganhado espaço no Brasil é o do native ads. Neste último caso, trata-se de uma “publicidade nativa” em um sentido bastante interessante.

O Native Ads aparece dentro de um artigo, um post, um conteúdo qualquer, que não pretende vender nada diretamente, mas de modo discreto, como se tivesse “origem” ali. Quando, na verdade, sua origem é o engajamento dos leitores, a conversão e a venda.

Veja abaixo como funciona a Metodologia do Inbound Marketing, criada pelo HubSpot:

Metodologia-do-Inbound-Marketing

Qual a importância do Inbound Marketing para sua empresa?

O Inbound Marketing é importante para que a sua empresa alcance o público de forma certeira e crie com frequência conteúdos relevantes, que vão ser do interesse dos seus clientes, mantendo eles fiéis ao seu negócio.

Hoje, o empresário precisa investir nessa estratégia pois a verdade é uma só: cada vez mais os consumidores se sentem afastados por propagandas tradicionais e apelativas, e atraídos por marcas que são capazes de gerar valor para eles, trazendo informações interessantes e se relacionando de modo “despretensioso”.

Portanto, se nos dias atuais a empresa/marca só sabe “falar de si mesma” e anunciar seu produto ou serviço sem mostrar as vantagens reais que ele traz, inserindo-o em um contexto mais abrangente e que enriqueça o conhecimento do cliente, ela tende a ser evitada.

Não é raro ouvir esse tipo de afirmação: de que o Outbound está morto. Mas é evidente que não se trata exatamente disso. Pela simples definição e conceituação que já mencionamos no tópico anterior, já basta para entendermos que sempre haverá um ou outro varejo que precisará de dessa outra estratégia.

Peguemos o exemplo de uma gráfica, certamente, ela pode começar pequena, como uma oficina de bairro, e ir aumentando aos poucos, conforme a demanda. Em um caso desses, é evidente que a empresa precisará de divulgação tradicional, tal como vendedores na rua, panfletagem na região, anúncio em rádios e daí por diante.

Contudo, o que precisa ficar claro é que, mesmo em um casos iguais a esse mencionado, o Inbound Marketing não precisa e nem pode ficar de lado. Ele irá trabalhar de forma a ajudar na captação de clientes.

De fato, se o problema é orçamento, as mídias tradicionais são as mais caras, ao passo que uma das principais vantagens do Inbound é justamente seu baixo custo. Esta é outra razão forte para que o empreendedor atual invista nele. Basta lembrarmos que suas principais frentes são as seguintes: redes sociais, sites, blogs/vlogs e e-mail marketing.

É importante pensar também em sites otimizados e responsivos, melhorando e facilitando o acesso por dispositivos móveis. Conforme algumas pesquisas do TIC Domicílios, 70% da população brasileira têm acesso à Internet, incluindo a da zona rural, e o acesso mobile é de 97% da população.

Saiba como investir em Inbound Marketing

Como você viu, o Inbound Marketing depende do marketing de conteúdo. Ou seja, você precisa gerar bons posts, artigos e materiais que certamente farão sentido para os clientes do seu público-alvo.

Neste sentido, o passo mais simples para investir nessa estratégia é por meio das redes sociais. Ter presença nas mídias mais populares é fundamental, como o Facebook e o Instagram. Em outros casos, mídias corporativos, como o LinkedIn, também podem ser boas para o seu negócio.

Saiba como investir em Inbound Marketing

Certamente, você mesmo já consome mais Inbound Marketing do que imagina. Pensemos em uma empresa de serviços, voltada para festas e eventos, por exemplo, que promova desde festa de batismo de criança, passando por aniversário de debutante até festa de bodas de prata.

Com toda certeza você ou alguém próximo já precisou de um desses serviços e o mais provável é que a busca seja feita pela internet. Portanto, essa pesquisa não segue os moldes da publicidade antiga, limitada a revistas e catálogos. Hoje a pessoa interage em tempo real, pelas redes sociais e demais canais similares.

E mais ainda, a pessoa vai ampliando sua pesquisa em mídias sociais, em blogs, em plataformas de compartilhamento de vídeo e começa a entender, ela própria, cada vez mais sobre os serviços e produtos ligados àquela demanda.

Com isso, cada vez que ela encontra um material bem feito, um texto bem escrito e tem a certeza de estar diante de uma boa empresa, não é mesmo? Pois essa é a essência do marketing de conteúdo. Seja nas redes sociais, seja em um blog ou vlog.

Por isso, as redes sociais podem e devem levar o usuário para um blog especializado no assunto. Investir em redação de bons textos é um dos caminhos mais assertivos para logo se tornar uma autoridade no seu ramo.

Também é essencial investir em técnicas de SEO que irão deixar o seu site/blog no topo dos mecanismos de busca como o Google e enviar e-mail marketing para manter seu público informado e atualizado sobre promoções, novidades etc. Usar as estratégias certas, com certeza, deixará a sua empresa à frente dos concorrentes.

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