Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, no meio online, é desenvolver estratégias digitais eficazes para o seu tipo de negócio, seja serviço ou produto. E você já deve imaginar o quão importante elas são para estreitar a relação com seu público-alvo e vender mais.
Dessa forma, é preciso criar um plano estratégico, definir os objetivos e ações para o crescimento adequado da audiência digital e consequentemente do sucesso do seu empreendimento.
O mundo da internet é capaz de disponibilizar inúmeras ferramentas que potencializam a comunicação realizada entre produtores e clientes. Portanto, é necessário ter em mente quais são as melhores estratégias de marketing digital para serem investidas, gerando retornos extremamente positivos para sua marca.
No texto de hoje, iremos abordar a importância de tais estratégias digitais, quais são as principais, como funcionam e quem você pode procurar para realizar esse tipo de serviço de forma segura.
O que são estratégias digitais?
Primeiramente é importante entender um pouco o que é o marketing digital. Ele é basicamente o marketing tradicional aplicado sobre produtos e serviços através de tecnologias digitais. Dentre estas, destaca-se a internet e os dispositivos móveis, tais como os celulares, tablets e notebooks, bem como anúncios virtuais e outros canais digitais.
Podemos dizer que o marketing digital é constituído por todos os esforços desenvolvidos por uma empresa para aprimorar a sua imagem dentro do mundo virtual. Ele alterou a maneira como as marcas utilizam a tecnologia para o seu benefício próprio.
Tudo isso decorre da criação e desenvolvimento de plataformas digitais, incorporando ações de usuários dentro da internet às empresas. Além disso, o crescimento do número de compras virtuais aumentou as exigências dos consumidores por uma maior presença das marcas dentro da internet.
É válido frisar que o marketing digital pode ser aplicado em qualquer tipo de empreendimento, desde lojas de malas até uma empresa que realiza o serviço de içamento de móveis.
E aonde que entra as estratégias digitais? Elas são os produtos do marketing digital. É por meio delas que conseguimos dar visibilidade para as marcas, criar e divulgar conteúdos, realizar campanhas, estratégias, planejamentos, alcançar, interagir e engajar o público-alvo das empresas.
Por que investir em estratégias digitais?
As estratégias digitais trazem diversas vantagens para a empresa que está no meio online, entre elas podemos destacar:
- Excelente custo-benefício;
- Mensuração de resultados;
- Segmentação de público;
- Proximidade com o cliente que está na web;
- Mais alcance de público;
- Adaptação e aperfeiçoamento de técnicas e ações;
- Mais competitividade.
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que o marketing digital, por meio de suas estratégias, consegue alcançar. É possível transformar a maneira como um negócio alcança e engaja o seu público principal.
Dessa maneira, os consumidores podem ser alcançados no momento em que eles estão mais propensos a checarem o conteúdo de uma determinada empresa como, por exemplo, ao digitar o que está procurando nos buscadores, como o Google.
Uma empresa que fabrica quadro elétrico industrial, por exemplo, pode ser facilmente encontrada por pessoas que estão à procura desse tipo de produto, se as estratégias digitais forem bem utilizadas.
Para começar a aplicar as estratégias digitais dentro de um negócio, é preciso ter um projeto sólido de marketing digital, antes de criar e distribuir conteúdos ou lançar campanhas e anúncios virtuais.
É importante considerar quais são os objetivos de um negócio para começar a criar metas correspondentes. Além disso, é essencial buscar uma agência de marketing que trabalha com profissionais experientes e qualificados.
Conheça as principais estratégias digitais
De nada seria o marketing digital se não fossem pelos métodos, técnicas e estratégias que o compõem. Nesse sentido, iremos abordar neste tópico algumas muito utilizadas e eficientes:
- Search Engine Marketing;
- Remarketing;
- Marketing de influência;
- Vídeos.
1) O que é o Search Engine Marketing?
A expressão “Search Engine Marketing” (SEM) pode ser traduzida como “marketing de ferramentas de busca”. Esse é o nome dado a uma forma de marketing feita pela internet onde é possível incrementar os leads (ou seja, os consumidores potenciais de um produto) e os clientes de uma empresa.
Isso tudo é feito através de métodos envolvendo anúncios pagos. Dessa maneira, uma mesa saarinen lateral, por exemplo, pode receber uma visibilidade maior do que ela teria se estivesse sem o patrocínio.
Geralmente, para esse tipo de trabalho envolvendo estratégias digitais, são contratados profissionais especializados na área de publicidade patrocinada. Estes são capazes de trabalhar com links patrocinados, um dos principais tipos de anúncios dentro da internet.
Eles costumam aparecer no topo da página quando uma pessoa faz uma pesquisa. Assim, tais links estão presentes em diversas plataformas de anúncios, como o Google Adwords, o YouTube Ads, o Bing Ads, entre outros.
O funcionamento dessa ferramenta geralmente faz uso de um sistema de cobrança monetária sobre cada clique dado por um usuário em um link de uma determinada empresa.
A importância dessa estratégia digital dá pelo fato de que, no Google, por exemplo, 2,3 milhões de pesquisas são feitas a cada segundo, demonstrando quão grandes são as chances de uma empresa ser encontrada dentro das ferramentas de busca.
Para exemplificar esse assunto, pode-se tomar o caso de uma empresa que fabrica extintor de incêndio preço. Ela é capaz de pagar plataformas digitais para que, quando uma pessoa pesquisar sobre assuntos relacionados a incêndios, links apareçam para direcionar o usuário até um site específico.
2) Como funciona o remarketing
Realizar uma estratégia de remarketing nada mais é do que o ato de aplicar uma técnica de marketing novamente para uma mesma pessoa. A ideia disso é que o remarketing cause um impacto outra vez sobre alguém que demonstrou ter algum tipo de interesse por certo produto ou serviço, como um equipamento para tradução simultânea, por exemplo.
Dentre as estratégias digitais, essa pode ser feita através de campanhas por e-mail capazes de reativar o engajamento de certos clientes. Isso os incentiva a tomar uma ação.
Além disso, atitudes como o lembrete a respeito de itens que foram colocados dentro de carrinhos de compras online ou o aviso a respeito de uma promoção especial de um site podem restabelecer o interesse de alguém.
Assim, uma pessoa que estava prestes a comprar embalagens de papelão ondulado, por exemplo, pode ser influenciada a tomar uma atitude de compra.
A importância do remarketing se dá pelo fato de que muitas empresas já têm em mente que os seus consumidores raramente realizam uma compra logo na sua primeira pesquisa. Portanto, o remarketing cria um contato mais íntimo entre a marca e o cliente. Por isso é considerada uma das estratégias digitais mais eficientes.
3) A importância do marketing de influência
O marketing de influência é um tipo de estratégia digital capaz de gerar uma grande quantidade de engajamento sem que seja gasto uma fortuna. Influenciadores são pessoas que, indiretamente, influenciam outras em seus hábitos de consumo e/ou comportamento.
As empresas podem contratar tais influenciadores, muito presentes dentro do Twitter e do Instagram, para que eles façam propaganda dos produtos ou dos serviços de uma determinada marca. Para isso, é preciso identificar os principais influenciadores de cada tipo de segmento.
Indica-se que uma empresa contrate algum influenciador relacionado ao setor da moda para fazer propagandas de uma camisa polo personalizada SP, por exemplo. Muitos influenciadores concordam em fazer propaganda de certas empresas caso elas ofereçam produtos ou serviços de graça. Já outros cobram um cachê próprio.
Tudo isso faz parte de boas estratégias digitais, que servem para que outras pessoas se sintam atraídas a experimentar o produto utilizado por um(a) influenciador(a), ampliando o engajamento de uma marca.
4) Os vídeos: qual o seu poder dentro da internet
A utilização de vídeos dentro da produção de conteúdos vem recebendo uma grande força na internet. Assim, certas ações feitas com conteúdo audiovisual podem ser interessantes, como a apresentação dos bastidores dos trabalhos desenvolvidos dentro da empresa.
Os vídeos fazem parte também das melhores estratégias digitais, podendo oferecer uma versão mais humanizada de uma marca. Outro detalhe que oferece maior importância aos vídeos é o fato de que conteúdos desse tipo costumam atrair mais olhares de usuários do que outros conteúdos que se encontram em texto.
Esse fator mencionado acima acontece devido aspectos visuais serem mais assimilados pelas pessoas, tornando tais conteúdos mais consumíveis.
É importante que tais vídeos, caso não estejam em uma série de conteúdos, sejam majoritariamente curtos. Dessa maneira, uma empresa que fabrica máquinas de jogos para shopping, por exemplo, pode publicar em seu site vários vídeos falando sobre as vantagens de se ter tais equipamentos dentro de estabelecimentos comerciais.
Esse tipo de estratégia digital desperta mais atenção do que textos os quais exigem um grau mais elaborado de compreensão. Dessa maneira, tendo em vista as informações apresentadas, verifica-se que o marketing digital é, hoje, uma ferramenta de suma importância e presente em quase todas as empresas da atualidade.
Tais estratégias digitais podem ser utilizadas para favorecer a persuasão de colegas e de clientes, gerando um incremento de lucros não presentes em firmas que não as utilizam. Com isso, uma empresa que não se posiciona e consolida dentro da internet não é capaz de atrair tanta atenção, algo que significa prejuízos nos dias atuais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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