Investir na estratégia de Omnichannel faz toda a diferença para a sua empresa e satisfação do cliente, é um marketing empresarial muito eficiente que reúne todos os canais de venda e comunicação, facilitando as compras e demais interações dos usuários.
Com essa estratégia há uma junção dos processos online com o offline, como por exemplo: loja física, site e redes sociais. Dessa forma há a sincronizando os dados dos clientes e também os produtos da loja.
Veja neste texto de hoje o que é o Omnichannel, suas vantagens, importância e dicas de quem procurar para fazer esse tipo de serviço. Vamos lá?
Omnichannel: o que é?
O Omnichannel é uma estratégia que visa reunir vários canais de comunicação, seja online ou off-line, para melhorar a experiência de compra do consumidor.
Essa estratégia é muito eficiente, já que atualmente grande parte das pessoas compram fisicamente, por e-commerces e tiram suas dúvidas e solicitações pelas redes sociais.
São diversos canais de comunicação disponíveis, e é preciso ter bastante cautela e organização para prestar um bom atendimento ao cliente em todos eles.
O Omnichannel é uma palavra difícil de se pronunciar, mas que faz todo sentido já que “omni” em Latim transmite o sentido de “tudo”/”inteiro”, e o “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como “canal”, ou seja a tradução geral para a palavra seria “todos os canais”.
Tome cuidado para não confundir Omnichannel com Multichannel e Crosschannel, pois são coisas diferentes. Apesar das 3 estratégias terem ligação com a experiência do usuário com os canais oferecidos pelas marcas, há suas diferenças e particularidades. Veja abaixo mais detalhes:
- Omnichannel
A estratégia de Omnichannel é a mais completa de todas, afinal ela reúne todos os canais de uma empresa/loja. Nesse caso, é possível que o cliente ou funcionário, estando dentro do estabelecimento físico, utilize o aplicativo da marca para verificar se existe o produto que procura.
Encontrando o item no aplicativo é possível que o cliente faça o pedido no momento retirando na loja ou solicitando a entrega diretamente em sua casa. Ou seja, tudo está interligado, dando a opção do consumidor adquirir o produto estando na loja ou não.
- Multichannel
Quando falamos em multichannel nos deparamos com o prefixo “multi” que faz referência a muito ou muitos. Um exemplo de uma estratégia multichannel é quando uma empresa oferece vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas.
Porém, eles não estão conectados. Os vendedores que trabalham na loja física não sabem sobre as compras que foram realizadas pelo aplicativo e/ou no site e viceversa.
Existe uma competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles.
- Crosschannel
O prefixo “cross” em português significa cruzar. Em uma estratégia crosschannel os canais de uma marca podem se cruzar da seguinte forma: a compra pode ser realizada de forma online no site e a retirada do produto adquirido ser feito na loja física.
Dessa maneira, não existe competição entre os canais, uma vez que eles passam a se complementar.
Vantagens do Omnichannel
São diversas as vantagens em investir no Omnichannel, deixando seus clientes mais satisfeitos e consequentemente trazendo mais vendas e sucesso para o seu negócio.
Com essa estratégia sendo bem aplicada, várias coisas melhoram como por exemplo:
- Melhora nos serviços oferecidos;
- Melhora nas vendas;
- Melhora no processo de fidelização;
- Melhora da imagem da sua marca.
No geral, o Omnichannel é um marketing empresarial excelente para integrar canais de vendas, é benéfico tanto para o cliente como para a empresa.
Para a empresa, é uma oportunidade de trabalhar os canais de comunicação de forma sinérgica, consolidando sua proposta de valor em todo o universo da marca.
Com os canais integrados, a organização compreende melhor o comportamento do cliente e prepara uma jornada de compra sob medida, garantindo o mesmo padrão de qualidade em todos os pontos de contato.
O resultado são clientes totalmente satisfeitos com a experiência de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda. Além de direcionar todas as áreas da empresa para as necessidades do consumidor, a empresa ganha em tempo e organização.
Com os processos integrados, a tendência é reduzir custos e concentrar todas as informações em um só lugar, melhorando o desempenho como um todo.
Mas o maior benefício do Omnichannel, naturalmente, é a fidelização dos clientes, que impulsiona o crescimento do seu negócio e fortalece sua reputação no mercado.
Saiba a importância de investir no Omnichannel
Atualmente as empresas que investem no marketing empresarial, principalmente fazendo uso da estratégia de Omnichannel, saem na frente de seus concorrentes, obtendo mais vendas e a fidelização de seus clientes.
O consumidor está muito mais exigente, então opta por empresas que permite comprar sem burocracias, oferecendo mais facilidade, agilidade e conforto.
Com um mercado cada vez mais competitivo é preciso se destacar, modernizar os processos de compra, venda e comunicação. É preciso unir de forma cada vez melhor as vendas offline e online.
Além de agradar o consumidor, alinhando o meio online com o offline, a organização da sua empresa fica muito melhor, já que tudo irá se integrar de forma mais clara e eficaz, mantendo uma comunição mais unificada das áreas da sua empresa como vendas, marketing, suporte, dentre outros.
Já há marcas fazendo uso do Omnichannel, e a sua empresa como está em relação ao processo de compra e venda? Para se destacar e passar da concorrência é preciso investir nessas estratégias.
Antes de qualquer coisa, lembre-se de buscar por profissionais experientes na área, que sejam responsáveis e façam a melhor estratégia para o seu negócio, sabendo aproveitar tudo de bom que ela oferece.
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