O próprio saber popular diz sempre que nos propomos a fazer alguma coisa, ela precisa ser bem feita. Na hora de criar seu endereço online corporativo, essa premissa também se aplica. Hoje em dia, fazer um site bem feito é fundamental para qualquer empresa.
A boa notícia é que esse tipo de serviço, ainda que bem feito, não precisa necessariamente custar caro. De qualquer forma, precisa ser realizado por profissionais qualificados e experientes.
No artigo de hoje, apresentaremos quais são as vantagens de ter um site bem feito. Esse é um investimento de retorno rápido e que realmente vale a pena fazer. Quer ver só?
O que caracteriza um site bem feito?
Um site bem feito é aquele que possui todas as informações que um cliente busca na internet sobre o seu tipo de serviço ou produto. Ele precisa também ser fácil de navegar e com um design bonito e agradável.
É preciso ter informações essenciais como a área de atuação do seu negócio, os serviços oferecidos, endereço, telefones, formulário para contato direto, entre muitos outros.
No caso de sites para e-commerce é importante destacar os produtos ou serviços que são oferecidos, com informações e detalhes completos, e claro, boas fotos, com qualidade e diferentes ângulos.
O site precisa representar claramente a personalidade e profissionalismo da sua marca, de forma que gere uma reação positiva no seu público-alvo.
Outro fator essencial é pensar em sites responsivos, afinal atualmente são diversas pessoas que buscam informações, serviços e produtos diretamente de seus smartphones. E caso o seu site não seja adaptado para dispositivos móveis, isso fará com que o indivíduo não fique em seu site pela dificuldade de acessar as informações.
Um site bem feito é um site atrativo, que responde rápido e fornece todas as informações possíveis que um cliente procura. O conteúdo precisa ser bem escrito, prestando atenção nos erros de português.
Algo importantíssimo também para um site bem feito é pensar nas estratégias digitais, incluindo o bom e velho Search Engine Optimization (SEO), em português “otimização para os motores de busca”.
Com o SEO é possível definir palavras-chaves mais buscadas pelos consumidores na internet e assim deixar o seu site na primeira página e no topo dos buscadores, como o google.
Por que é importante ter um site bem feito para minha empresa?
Um site bem feito consegue atrair o seu futuro cliente, fazendo com que este navegue ali por mais tempo, se interesse por seus serviços ou produtos, volte mais vezes, feche a compra e indique a outras pessoas.
Se você já tem uma loja presencial, por exemplo, ter um site faz com que os seus serviços/produtos cheguem a mais pessoas espalhadas pelo mundo, pelo país, seu Estado ou bairro onde sua loja se encontra.
Um site institucional funciona como uma vitrine na internet, podendo chegar as pessoas certas, que realmente têm interesse no que você oferece. Hoje, inclusive, está na internet e usar as ferramentas certas faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
A sociedade está cada vez mais conectada, então sempre que surge alguma necessidade a pessoa vai buscá-la na internet e para que você seja encontrado com mais facilidade é muito importante investir também em anúncios como os do Facebook Ads e Google Ads.
Lembre-se de manter sempre atualizadas as informações de contato, pois alguma informação desatualizada pode fazer com que você perca a venda, já que o cliente não consegue entrar em contato.
Dê atenção para a aparência do seu site também, afinal uma estética bonita ajuda inclusive a aumentar a confiabilidade e credibilidade perante seu cliente, trazendo uma ideia de modernidade e dedicação por parte da sua empresa e funcionários.
5 benefícios que um site bem feito pode trazer para o seu negócio
Um site bem feito pode trazer diversos benefícios para a sua empresa e marca. Veja 5 exemplos que colocamos abaixo:
1. Representa um sinal de amadurecimento profissional
É bastante provável que você não goste de negociar com pessoas amadoras, certo? Você não deixaria um engenheiro sem a formação adequada projetar a sua casa e provavelmente não colocaria seus filhos para estudar em uma escola sem professores com qualificação.
Podemos realizar um comparativo dessas situações com a visão que o público-alvo tem da sua empresa. Se ela procura pela marca na internet e se depara com um site esteticamente e tecnicamente mal feito, é a sua empresa que fica mal vista e considerada amadora.
Em contrapartida, se a experiência que ela tem na página é positiva, a imagem que ela cria da empresa é muito melhor. Por essas e outras, ter um site bem feito, bem planejado e que esteja de acordo com as expectativas dos consumidores confere profissionalismo para o seu negócio.
2. Melhora a imagem da empresa
Um site bem feito serve como uma vitrine para a sua marca. Assim como as pessoas são atraídas por lojas com vitrines bonitas e que valorizem os produtos, o mesmo acontece na internet.
Abrir mão de uma página intuitiva e moderna é o mesmo que deixar os seus expositores desorganizados e defasados. Isso pode fazer com que o cliente ou futuros clientes simplesmente optem pela concorrência.
Investir na sua imagem online é essencial para passar uma impressão boa. E, como todo mundo bem sabe, a primeira impressão é a que fica.
3. Potencializa a agilidade nos acessos
Se tem uma palavra além da tecnologia que ajuda a definir a nossa época, provavelmente, é o imediatismo. Ninguém mais tem tempo e paciência para esperar um tempão até que um site abra ou comandos finalmente funcionem.
A estética é importante mas não é a única característica relevante em um site bem feito. Toda a linguagem de programação por trás daquela página precisa estar perfeitamente alinhada e livre de scripts desnecessários que só deixam as ações e respostas lentas.
Até mesmo o uso de imagens e de vídeos precisa ser bem pensado e posicionado. Tudo isso somente uma equipe de programadores bem capacitados é capaz de proporcionar.
4. Permite uma usabilidade satisfatória
A atenção ao cliente, mais do que nunca, tem sido a chave para fidelizá-lo. Podemos até mesmo usar as linhas gourmet como exemplos. Muitas pessoas pagam a mais por um produto simples somente por causa da experiência que ele proporciona.
Nesse sentido, se a experiência online do cliente no seu website for positiva, até mesmo os seus produtos e serviços se valorizam. É importantíssimo focar na usabilidade da página e evitar ao máximo que o consumidor fique frustrado.
5. Aumenta a responsabilidade
Desde a popularização dos smartphones, as pessoas andam o tempo todo com um mini computador de bolso nas mãos. Ter um site bem feito e com responsabilidade tanto no notebook como no celular é de extrema relevância.
Independentemente no dispositivo que o público venha a utilizar para visitar sua página online, certifique-se de que todas as funcionalidades estejam em dia.
Muita gente aí do outro lado da tela está lendo este texto pelo computador, outras pelo celular, outras pelo tablet ou notebook, não é mesmo? Isso ocorre pois temos o compromisso de que a sua navegabilidade seja satisfatória em qualquer lugar.
Precisando de um site bem feito para sua empresa? Fale conosco!
A AllQ Agência desenvolve sites bem feitos que atendem a todos os 5 tópicos abordados nesta publicação. Despertar uma impressão e uma reação positiva no seu público-alvo é o principal nosso objetivo.
Somos uma agência de marketing digital de Goiânia que presta serviços diversos para todo o Brasil, incluindo Inbound Marketing, gestão de redes sociais, criação de sites, anúncios em mídias digitais, SEO e criação de marca (branding).
Entre em contato com a nossa equipe, conheça o nosso trabalho e solicite um orçamento!