Pop Up: o que é e qual a sua importância?

O uso de Pop Up em websites é muito frequente para atrair a atenção dos visitantes e incentivá-los a realizar uma determinada ação. Contudo, essa pode ser uma faca de dois gumes. Há diversos prós e contras na utilização da ferramenta e hoje você saberá um pouco mais sobre como aplicá-la na sua estratégia de marketing digital com mais assertividade.

Vale ressaltar que a antiga percepção de que os Pop Ups seriam inconvenientes e incômodos tem sido superada a cada dia. Desde que surjam no momento certo, eles podem ser muito úteis para o seu negócio e para o próprio consumidor. 

No entanto, é extremamente importante prever determinados comportamentos e oferecer precisamente o que o seu público necessita em cada situação. Para tanto, o primeiro passo é aprofundar o seu conhecimento sobre o que é o Pop Up e quais as suas principais funcionalidades. Veja logo a seguir!

Pop Up: o que é isso?

Embora existam variados tipos de Pop Up, podemos defini-lo em termos gerais como uma janela ou quadro que surge na tela em cima do conteúdo de um website. Sendo assim, ele representa um conteúdo que queremos ressaltar ainda que ele se sobreponha a outro e mesmo que o usuário não tenha solicitado. 

A sua aplicabilidade pode ser ampla. Ele serve tanto para coletar assinaturas de newsletters, quanto para oferecer o download de conteúdos extras ou promover promoções especiais. Basta usar a criatividade e o bom senso para que o Pop Up seja, de fato, relevante e agregue valor à visita ao seu site. 

Tipos de Pop Up

Existem diferentes tipos e objetivos para o uso de Pop Up. Se não for empregado em excesso e em situações inoportunas, ele representa uma excelente alternativa de conversão de leads e é capaz de melhorar a experiência do usuário. 

Confira a seguir quais são os tipos de Pop Ups mais utilizados atualmente:

  • Click: consiste em um tipo de janela sobreposta que surge na tela quando o visitante faz uma ação específica no site. Um exemplo recorrente é quando ele clica em uma área e um Pop Up relacionado sugere determinada ação. 
  • Exit intent: é usado quando o visitante está prestes a deixar o website e uma janela surge para motivá-lo a realizar uma ação antes de sair. Essa é uma das melhores alternativas pois trata-se de um Pop Up que não interfere negativamente na experiência do usuário e ajuda consideravelmente na reconquista do interesse dele.
  • Scroll: é caracterizado por um gatilho que identifica qual o tipo de produto ou serviço o cliente almeja quando ele chega em uma parte específica da página ou atinge um tempo de permanência online pré determinado. Assim surge o Pop Up que entrega uma solução para o que o visitante espera.
  • Timed: consiste em uma janela que surge na tela quando o visitante permaneceu por um tempo prolongado no site e demonstrou interesse mas parece indeciso, servindo como um incentivo para ele concluir uma compra ou ação. 

Vantagens do Pop Up

São duas as principais vantagens oferecidas pela estratégia de Pop Up na sua página corporativa ou loja virtual. Uma delas é a capacidade de chamar a atenção do visitante com maior efetividade, independentemente de qual for a intenção desse atrativo.

A outra é o aumento da taxa de conversão de leads. Nos mais diversos sites, as taxas de cadastramento, de assinaturas e de vendas é impulsionada significativamente graças à essa tática. O formato é válido e realmente funciona.

Dicas para usar o Pop Up com assertividade

Na sequência, estarão algumas dicas sobre como usar a estratégia do Pop Up com equilíbrio e mais chances de sucesso:

  • Facilite o fechamento da janela com um “X” ou mensagem visível e de fácil a acesso;
  • Faça uso de cookies de rastreamento para evitar que a mesma janela apareça de forma recorrente para o mesmo visitante;
  • Aguarde ao menos 1 minuto antes de disparar a abertura do Pop Up no site, dando tempo ao visitante para uma visualização geral da página antes de qualquer outra ação;
  • Prepare um conteúdo objetivo e atrativo para a mensagem;
  • Faça testes com diferentes opções de abordagens até encontrar a que tem resultados mais efetivos;
  • Não use a técnica em excesso para não ser interpretado como SPAM;
  • Não exagere na solicitação de muitas informações na captação de leads.

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