O que é Inbound Marketing e por que devo investir nessa estratégia de marketing digital?

O Inbound Marketing está entre as concepções do marketing mais focadas na atração, na conversão e no encantamento de clientes. Com isso, ele é capaz de extrapolar as práticas tradicionais da propaganda e surpreender o público alvo de maneira positiva. Para tanto, diversas estratégias combinadas são necessárias. 

Empresas que buscam uma conexão de qualidade com os consumidores estão muito mais propensas a obter sucesso de vendas. Afinal de contas, o mercado mudou muito e persistir em técnicas obsoletas pode soar inoportuno, além de reduzir o alcance e os resultados da sua divulgação, independentemente de se tratar do ambiente online ou off-line. 

Nesse sentido, conhecer mais sobre o Inbound Marketing é algo primordial nos dias de hoje. E logo mais você vai entender o porquê.

Continue acompanhando o conteúdo preparado para a publicação de hoje pelo time de especialistas da AllQ Agência. Tire as suas dúvidas e inspire-se para otimizar o marketing da sua empresa!

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing pode ser definido como uma estratégia para cativar o público alvo de um negócio através de conteúdo de qualidade e relacionamento a longo prazo. O termo vem da Língua Inglesa e é traduzido como ‘Marketing de Atração’.

Ao contrário do que acontece em uma propaganda convencional, o espaço do consumidor não é invadido com uma divulgação que ele não espera ou não deseja. Na abordagem do Inbound Marketing, é o cliente quem procura pela sua marca de forma voluntária e são utilizadas técnicas específicas que aprofundam ainda mais a sua primeira demonstração de interesse. 

Esse processo ocorre principalmente com o emprego de conteúdo relevante. Quando alguém tem uma dúvida sobre um determinado problema, o seu produto ou serviço surge entre as propostas de solução. 

Manter o consumidor na posição de protagonista faz toda a diferença nos resultados da sua campanha. Mas não se engane pensando que basta permanecer em uma posição passiva. É fundamental se empenhar arduamente para manter o controle da situação, guiar o cliente na sua jornada de compra e garantir que ele não será perdido ao longo do caminho. 

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

Atrair clientes através do Inbound Marketing é efetivo tanto em estratégias B2B quanto B2C. Vale ressaltar, ainda, que as pequenas e médias empresas são as que mais tiram vantagem dessa modalidade de divulgação. Afinal, elas conseguem ganhar mais relevância e autoridade quando investem em conteúdo de qualidade.

A construção de uma marca mais forte e o impulsionamento das vendas são resultados constantemente observados por gestores que tomam a decisão de apostar no Inbound Marketing. Confira a seguir mais alguns benefícios possíveis de obter:

  • Ganho de tempo e economia: no marketing tradicional o alcance pode ser grande, mas nem sempre atinge quem está aberto a sua proposta, além de demorar bastante tempo para serem observados os resultados. No marketing de atração você ganha tempo e economiza recursos pois o conteúdo é direcionado a um público muito mais segmentado e interessado no que a sua marca tem a oferecer.
  • Ganho de relevância: a sua empresa ganha status de autoridade em determinados assuntos pois consegue ajudar as pessoas a resolver problemas de fato. Isso melhora a reputação da sua marca e, consequentemente, a confiabilidade que os consumidores têm nela.
  • Melhoria no relacionamento com o público alvo: a segmentação do público na estratégia de Inbound Marketing leva em conta a idade, o gênero, a localização geográfica, o grau de instrução e outros diversos fatores que fazem com que você conheça profundamente o seu cliente e respectivos anseios. Dados como esse fazem a diferença no relacionamento estabelecido com o consumidor e favorecem a aproximação com ele no longo prazo, gerando vendas recorrentes e divulgação voluntária para amigos e familiares.
  • Aprimoramento de produtos e serviços: com o feedback constante dos clientes, algo recorrente no marketing de conteúdo, você pode aprimorar os seus serviços e produtos a partir da perspectiva do público alvo. 
  • Redução de custos com propaganda: o Inbound Marketing é muito mais econômico que o marketing convencional e otimiza os seus esforços para resultados mais expressivos. Ou seja, além de ganhar tempo a sua empresa também economiza dinheiro.

Entre em contato com a AllQ e solicite um orçamento para aprimorar a sua estratégia de marketing! 

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