Marketing de Relacionamento: saiba o que é e como implementar

Mais do que apenas disponibilizar produtos, uma marca precisa saber como criar um bom relacionamento com o público. Para isso, o marketing de relacionamento é fundamental, pois com ele é possível realizar a fidelização dos consumidores e garantir o crescimento do negócio.

Essa estratégia publicitária visa o aprofundamento dos vínculos com os clientes, a fim de que seja possível o desenvolvimento de uma autoridade de mercado e a construção de relações mais duradouras. 

Essas ações se refletem nas vendas, no crescimento da marca e na consolidação do negócio.

Assim, ao contrário das estratégias de marketing convencionais, para que seja viável a conversão de consumidores em fãs da empresa, é necessário considerar todas as etapas do pipeline de vendas. Desde a prospecção, até o acompanhamento pós-venda.

A ideia aqui não é, necessariamente, vender novos produtos, mas fazer com que os clientes estejam tão satisfeitos com o serviço e o atendimento, que quando houver uma nova necessidade de compra, ele sequer cogite em consumir de empresas concorrentes.

Qual é a importância desse tipo de estratégia de venda?

Independentemente da escala do seu negócio, para criar um bom sistema de Marketing de Relacionamento é fundamental que os gestores invistam no melhor CRM gratuito, no aperfeiçoamento do atendimento, nas interações por meio das redes sociais e no e-mail marketing.

Isso porque, mais do que apenas vender novos produtos, essas ações fazem com que a empresa construa uma legião de compradores fiéis, que defenderão a marca e realizaram a publicidade boca a boca, atraindo novos consumidores de forma gratuita.

Assim, é crucial que toda a experiência de compra dessas pessoas seja bastante positiva e agradável. 

Por isso, a empresa precisa atender suas necessidades, tirar as dúvidas com agilidade e fazer com que o momento da transação seja sem burocracias – e o tipo de maquininha de cartão utilizado é fundamental nesse estágio.

Além disso, a criação de programas de fidelidade auxilia para que os negócios garantam o retorno daquele comprador e a aquisição de novos produtos ou serviços. 

Na realidade, estima-se que um cliente fidelizado pode passar a comprar até 67% mais do que os novos consumidores.

Deste modo, por meio das melhor maquininha de cartão, é possível:

  • Criar descontos exclusivos;
  • Disponibilizar produtos gratuitos para os clientes mais assíduos;
  • Distribuir cupons cumulativos;
  • Presentear e oferecer brindes;
  • Acompanhar automaticamente os resultados dessas operações.

Vantagens obtidas por meio do Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento permite que as empresas estejam em sintonia com as necessidades do mercado. 

Assim, é possível compreender a fundo o que os clientes pensam, sentem e desejam; e isso trás uma série de vantagens competitivas e benefícios para o negócio.

Isso porque, por meio desses conhecimentos, é possível analisar e criar as melhores ações que:

  1. Ajudem a atrair o público ideal

Esse tipo de estratégia de Marketing é ideal para auxiliar o setor de vendas a desenvolver os conteúdos que possibilitem educar os leads e que construam o entendimento de que a sua marca ou serviço são as maiores autoridades no setor de atuação.

Isso faz com que, mais adiante, no momento em que os clientes estiverem realizando as pesquisas finais e decidindo os detalhes da compra, o setor de vendas tenha mais facilidade em finalizar os negócios e conquistar um aumento nos lucros.

  1. Aumentem a taxa de conversão

Ao responder comentários nas redes sociais, curtir avaliações em sites de busca e até responder e-mails dos leads, a empresa passa a nutrir um relacionamento que faz com que o público tenha essa percepção de proximidade e intimidade com a marca.

Deste modo, quando chegar o momento adequado, a empresa tem chances ainda maiores de que esses perfis se qualifiquem para avançar no funil de vendas, chegando ao fundo do pipeline e se convertendo em consumidores fidelizados.

  1. Permitam a fidelização do consumidor

A utilização de uma maquininha que disponibilize ações de fidelização é apenas a primeira maneira de manter o contato pós-venda. 

No entanto, é fundamental que a empresa continue nutrindo esse relacionamento após a compra, pois isso mostra que a marca se importa com o cliente e não apenas com o negócio.

Isso faz com que os consumidores retenham aquele sentimento de confiança e deleite com o atendimento e com a empresa, aumentando as chances de novas compras e de recomendações para familiares e amigos.

  1. Garantam um investimento com custos baixos

Os custos das ações de marketing que tem o objetivo de manter um cliente são muito menores do que o processo de atração e conquista de novas vendas. 

Isso sem mencionar que um cliente novo não tem certeza sobre a qualidade do serviço ou produto e, por isso, tende a investir em compras menores.

Assim, o marketing de relacionamentos é fundamental para os processos de todas as empresas, pois ele é capaz de atrair novos clientes e aumentar o número de vendas.

Além disso, ele cria um contato estruturado e duradouro com o público, consolidando a imagem da marca perante o mercado e desenvolvendo mais relevância para a empresa. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio

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