Entenda a importância de um blog dentro do site de sua empresa

O acesso à internet só tem crescido nos últimos anos, e com ele avanços nas estratégias focadas em empresas.

Pessoas de todo mundo pesquisam por produtos ou serviços nos mecanismos de busca, e isso passou a ser uma etapa da jornada de decisão de compra dos consumidores.

Com essa realidade, o marketing digital veio para ajudar negócios a conquistarem seu público e se fazer presente para eles na internet.

O blog então, é fruto de uma estratégia de marketing digital, o qual permite a publicação de conteúdos em diferentes formatos, podendo ser compartilhado e assim aumentando seu alcance, que consequentemente mais pessoas conheceram a empresa através daquele conteúdo postado.

Se você ainda não usa um blog como estratégia em sua empresa, ou se ainda não sabe muito bem sobre seus benefícios, acompanhe o artigo e ainda descubra como aplicá-lo em seu site.

O que é um Blog

Um blog é um site, onde pode ser totalmente focado para a área de blog com conteúdos, ou um site de uma loja virtual, por exemplo, que tenha uma aba destinada para o blog.

Sua estrutura permite a atualização constante e rápida dos conteúdos publicados, e ainda, a facilidade de seu manuseio em que qualquer pessoa pode escrever e publicar textos.

Uma estratégia poderosa do marketing digital, um blog oferece à empresa maior visibilidade fazendo com que mais pessoas a conheçam.

Vantagens do Blog

  • Visibilidade da marca

Com os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, é possível aumentar a visibilidade da marca, caso tenha um bom rankeamento.

O uso do blog com estratégias de marketing de conteúdo, garantem que as produções tenham as técnicas de SEO como ferramenta para um bom posicionamento.

Com isso, seu site aparece bem ali no topo do Google quando um usuário pesquisa por tratamento de varizes, caso essa seja sua área de atuação.

Como uma das primeiras vantagens de ter um blog, a visibilidade da marca é sem dúvidas o que toda empresa deseja para seu site.

  • Ótimo custo x benefício

Outra vantagem agradável para as empresas é que o blog é uma ferramenta barata para um investimento e resultados rápidos que se garantem por um longo período.

Para investir em um blog é necessário comprar um domínio de um site, e para mantê-lo não tem gastos, pois é apenas produção de conteúdo para atrair visitantes.

  • Aumenta o tráfego

Devido ao aumento da visibilidade da marca com um blog bem posicionado nos mecanismos de busca, consequentemente o tráfego também aumenta.

Quando o site/blog aparece para os usuários logo na primeira página do Google, as taxas de visitação são maiores.

Esse benefício é ótimo para conquistar cada vez mais visitantes ao seu blog.

  • Cria um relacionamento com o público

Ao publicar no blog sobre assuntos de interesse de seu público-alvo, uma aproximação se inicia.

O público entende a sua empresa não apenas como vendedor de um produto ou serviço, mas sim como um canal onde encontra soluções para suas necessidades.

Por exemplo, uma empresa de paisagismo publica em seu blog um conteúdo sobre como manter o seu paisagismo residencial, assim o consumidor mesmo não estando interessado no momento em efetuar uma compra, se interessa pelo conteúdo pois identificou que essa é uma solução para o seu jardim que estava precisando de cuidados.

Ou seja, o blog tem como mais uma vantagem a aproximação e um relacionamento com seu público, mesmo sem necessariamente vender algo.

  • Altas chances de conversão

‘’Pegando carona’’ com o benefício descrito acima, quando um usuário acessa um blog, mesmo na intenção de apenas ver o conteúdo, as chances de convertê-lo em um lead aumentam.

Suponhamos, o visitante está navegando no blog quando lhe é oferecido uma extensão do mesmo conteúdo em formato de e-book e gratuito, mas para conseguir esse brinde é preciso realizar apenas um cadastro simples com poucas informações sobre ele.

Esse visitante ao se cadastrar, torna-se um lead, ou seja, um potencial cliente para a empresa que ao passar pelas etapas de um funil de vendas, possa convertê-lo também em um cliente final.

Por isso o blog é uma ferramenta de grande poder para conversões.

  • Se posiciona como autoridade no assunto

Um blog permite a marca a se tornar autoridade no assunto em sua área de atuação.

Com publicações frequentes, bom rankeamento no Google e conteúdos relevantes, o público confia na empresa como autoridade no assunto e consequentemente nos produtos e serviços que vendem.

Suponhamos que um consumidor esteja interessado em um bom escritório de arquitetura e engenharia para procedimentos de sua construção civil, e ao pesquisar encontra sua empresa com conteúdos relevantes passando a confiança e autoridade sobre tudo que é postado. As chances dele se interessar pela compra do serviço é alta.

  • Resultados a longo prazo

Todos os benefícios descritos acima influenciam diretamente no crescimento de seu negócio.

Por isso, por último e não menos importante, usar um blog para a sua empresa traz benefício de bons resultados por um bom tempo.

Como criar um Blog

Como criar um Blog

  • Tenha um domínio

Um domínio é o nome que serve para a identificação de um site, é o famoso www.domínio.com.br.

A escolha do domínio é o passo inicial e principal para criar seu site e blog, e ainda, é preciso registrá-lo para que se torne válido.

O ideal é que seu domínio leve o nome de sua empresa para a facilidade de identificação do usuário ao pesquisar por ele.

  • Escolha uma plataforma

Existem muitas plataformas disponíveis como ferramenta para criar seu blog, inclusive algumas gratuitas.

Escolha a que melhor atenda a sua demanda, observe suas funções e analise se elas irão suprir suas necessidades com o que tem em mente para seu blog.

  • Adquire um serviço de hospedagem

Um serviço de hospedagem é um computador, que nunca é desligado, responsável por manter o site/blog online, ou seja.

Nele ficam armazenados todos os arquivos e dados necessários para o bom funcionamento do site.

Como ter um Blog de sucesso

Existem algumas técnicas que auxiliam no crescimento de seu blog, são elas:

  • SEO (Search engine optimization)

Em sua tradução, Otimização para mecanismos de busca, o SEO, são técnicas que permitem com que seu conteúdo tenha um bom rankeamento no Google, e apareça na primeira página ou até no topo, de uma pesquisa feita por um usuário.

Dentro do SEO, há várias técnicas que em conjunto garantem um bom blog. Algumas delas são:

  • Palavras-chaves

O uso de palavras-chaves permite otimizar os conteúdos. Para a escolha, leve em consideração a quantidade de pesquisas por determinada palavra.

Caso sua empresa seja uma concessionária e ofereça descontos especiais para os perfis de seu público, uma boa escolha de palavra – chave pode ser desconto PCD, por exemplo.

  • Links internos

Nessa técnica um conteúdo inclui links que apontem para outros artigos,incentivando o leitor a continuar navegando.

  • Tags

As tags de SEO servem como uma estrutura para um conteúdo e são subdivididas em categorias, suas principais são:

Meta Title: o título de seu conteúdo que deve conter uma palavra-chave exata;

Meta Description: uma pequena descrição sobre o conteúdo;

Heading Tags: uma organização hierárquica em um conteúdo, que deve ser H1, H2, H3, etc. A dica é usar suas palavras-chaves nesses subtítulos.

  • Imagens

As imagens além de tornar o texto mais amigável, são um atrativo para que o leitor visite o conteúdo, e ainda é possível incluir palavras-chave em sua descrição.

Conversão

Como já mencionado como um benefício, o blog tem um papel importante na geração de leads, e em suas conversões.

Para entender melhor, algumas estratégias de conversão que funcionam para blogs:

Para entender melhor, algumas estratégias de conversão que funcionam para blogs:

  • Newsletter

Uma estratégia de e-mail marketing, uma newsletter é o envio de e-mail com chamadas para as novidades no blog, como um conteúdo novo, por exemplo. Para isso, insira em seu blog um campo de assinatura para que o leitor cadastre-se e sua empresa consiga informações de contato sobre ele.

  • Links internos

Usar links nos conteúdos publicados, já foi mencionado acima, mas essa ferramenta também é positiva para a conversão de leads. Com links internos é possível encaminhar o usuário a uma Landing Page, onde oferece alguma oferta.

  • Pop-ups
  • Os pop-ups são aquelas janelas que se abrem automaticamente no navegador mediante a uma ação do usuário, oferecendo algo de valor relacionado ao conteúdo. O impacto que um pop-up é capaz de gerar leads, mas cuidado para não ser invasivo.
  • Chatbots

Para interagir com o usuário, e ainda conseguir informações de cadastros para se tornar um lead, os chatbots são uma ótima estratégia.

  • Formulários

Os formulários são os mais comuns, oferecer mais conteúdo aos que preencherem ali, é uma poderosa ferramenta de conversão.

Pode ser um formulário simples onde o leitor que tem interesse sobre cotações de seguro auto, uma consultoria que a sua corretora de seguros oferece,por exemplo, e se cadastre para obter mais informações sobre o assunto, e assim sua empresa terá uma conversão de visitante para lead.

Postagens

Um blog de sucesso depende muito de suas postagens, por isso deve ser diversificado para conseguir atrair todos os perfis de seu público-alvo.

Alguns tipos de posts que você pode usar em seu blog:

  • Educativo

O intuito aqui é ensinar o leitor sobre temas relacionados a área de atuação da empresa, o foco não é vender, e sim e sim educar.

  • Tutorial

Outro tipo de post com o foco em ensinar, porém de uma maneira mais prática, e o leitor reproduz o que você ensina. Um ótimo exemplo são posts de receitas.

  • Listas

O tipo post de lista é simplesmente agrupar seu conteúdo em tópicos, seja em ordem numérica, ou do melhor ao pior. Conteúdos assim despertam um maior interesse do leitor por serem fáceis de ler.

  • Cases

Uma ótima maneira de provar o valor da sua marca, ou de conteúdos que está publicando como autoridade no assunto, é demonstrar como outras pessoas, empresas e marcas superaram algum desafio e quais foram as soluções.

Uma dica é publicar depoimentos de clientes e suas experiências em relação a sua empresa. Por exemplo, uma empresa de design pode publicar cases sobre a decoração de gesso para sala que indicarão.

  • Guest Post

O tipo guest post é uma parceria com outros blogs onde acontece a troca de conteúdo, ou seja, você faz um conteúdo para ele com suas palavras-chaves e links, e ele entrega um para o seu blog. Uma ótima ferramenta para a estratégia de linking building, que melhora as técnicas de SEO e consequentemente o rankeamento dos blogs envolvidos.

Garanta o crescimento de sua empresa com um Blog

Um blog tem alto potencial para elevar a sua empresa, gerando tráfego, leads e claro, vendas.

Grande parte dos planejamentos de marketing digital incluem o blog como estratégia, então não fique de fora e aplique hoje mesmo essa poderosa ferramenta em sua empresa.

Conteúdo produzido por Business Connection