A pandemia do Covid-19 trouxe diversas dificuldades, principalmente para a área da saúde e economia do país. Com isso, varejistas tiveram que se reinventar para conseguir manter seus estabelecimentos e negócios, e o que mais ajudou foi o marketing digital.
O marketing digital tem grande poder de expandir a marca das empresas, alcançando diversas pessoas pela internet, de forma muito mais fácil, rápida e prática. As entregas por delivery, por exemplo, ajudaram e continuam ajudando bastando na questão de evitar aglomeração de pessoas.
Confira no texto de hoje como o marketing digital influenciou o varejo nesse tempo de pandemia, sua importância para as empresas, as vantagens de aderir a esse tipo de divulgação e quem você pode procurar para realizar o serviço.
Conheça a importância do marketing digital para empresas do varejo
O marketing digital é muito importante para o varejo, afinal com ele é possível ultrapassar as fronteiras do bairro onde a loja está. Quando as empresas não investem em marketing ou utilizam apenas o marketing offline (panfletos, cartazes, outdoor…) os produtos ficam restritos apenas as pessoas que moram mais perto do comércio, limitando a quantidade de clientes.
Existem diversas estratégias e ferramentas do marketing digital que ajudam a levar seus produtos para milhares de pessoas, independente de onde elas moram. É possível aumentar os clientes e as vendas de forma significativa.
Os supermercados, restaurantes e demais comércios de alimentos têm aderido cada vez mais ao marketing digital, estando presentes nas redes sociais, realizando anúncios online, criando sites, dentre tantas outras coisas.
Outra questão que ajudou muito os estabelecimentos foi a parceria com o marketplace (Uber Eats, Ifood, Rappi…), além da melhora na comunicação com os clientes pelo WhatsApp, demais redes sociais e o desenvolvimento do próprio e-commerce.
Com todas essas mudanças, novas tecnologias e facilidades, as vendas online aumentaram muito. E para que o varejo lucre ainda mais, o marketing digital se torna um grande aliado, principalmente se forem traçadas as estratégias digitais corretas.
Marketing digital e a mudança de comportamento do consumidor
A mudança de comportamento do consumidor influenciou muito na expansão do marketing digital, isso ocorreu principalmente com as incertezas da pandemia. Os comerciantes tiveram que se reinventar para continuar vendendo suas mercadorias e ficando ativos.
Por conta das regras de distanciamento, o hábito de consumir mudou, afinal antes muitas pessoas compravam sem querer, sem precisarem de algum produto especifico, compravam por verem na vitrine, de promoção e por serem convencidas pelos vendedores.
Com a pandemia essas mesmas pessoas passaram a ficar mais em casa, não tiveram contato direto com os produtos em exposição e também ficaram com mais medo de gastar, devido as notícias e incertezas do futuro.
É aí que o marketing digital se destacou, trazendo as vitrines das lojas para as telas dos computadores e demais dispositivos móveis, facilitando, inclusive, a vida do consumidor já que este pode comprar e receber os produtos no conforto de sua casa.
Supermercados, restaurantes, padarias, farmácias e clínicas ainda puderam funcionar, com algumas mudanças e restrições, mas aqueles estabelecimentos que utilizaram o marketing digital a seu favor, saíram à frente de seus concorrentes, facilitando as compras, investindo em e-commerce, entrega delivery, contato pelas redes sociais etc.
As plataformas de vendas online, os e-commerces e o trabalho do marketing digital já estava bem ativo antes da pandemia, mas havia ainda pessoas resistentes às compras online, principalmente o público mais idoso que não confiava ou não possuia tanta familiaridade com a internet.
Com a doença espalhando cada vez mais rápido e de forma tão fácil, o jeito foi se adaptar as compras online, entendendo mais sobre como funciona e em quais lojas pode confiar.
A previsão é que, mesmo após a pandemia, esses hábitos de consumo online continuem cada vez maiores e mais frequentes, por isso as lojas de varejo e muitas outras precisam buscar se destacar no meio digital para saírem à frente dos seus concorrentes e continuarem tendo sucesso de vendas.
É importante entender que, no meio online, a concorrência vai ser ainda maior já que são milhares de empresas no mesmo lugar, por este motivo que é preciso elaborar bem as estratégias digitais para atingir o público certo e no momento certo.
Estratégias de marketing digital para o varejo em tempos de pandemia
Como você viu, o marketing digital fez e continua fazendo a diferença para o varejo e muitos outros setores. Quem não vê essa importância acaba ficando para trás. A tendência é que o mundo online evolua cada vez mais, gerando uma nova forma de vender e interagir com o público da marca.
Atualmente se o usuário precisa de algum produto ou serviço, sua primeira busca será no google, fazendo uma pesquisa simples na internet. Se sua empresa não estiver ali, o mais provável é que essa pessoa compre de seu concorrente que está chamando atenção ali nos resultados de busca.
Antes de querer implantar o marketing digital na sua empresa é muito importante buscar profissionais responsáveis e experientes no assunto, quem sabem planejar e escolher as estratégias ideais para o seu tipo de nicho e público.
Existem diversos serviços de marketing excelentes, mas é preciso entender sobre cada um para poder aplicar o melhor para o seu tipo de negócio. Entre os serviços estão:
- Anúncios em Mídias Digitais;
- Branding (criação de marca);
- Criação de sites;
- Gestão de redes sociais;
- Inbound Marketing;
- Search Engine Optimization (SEO).
Além desses, há muitos outros serviços e ações possíveis de serem realizadas. E o melhor, o marketing digital é barato, há estratégias pagas e estratégias não pagas que funcionam muito bem para dar visibilidade para o seu varejo, indo de acordo com o seu orçamento e atingindo seus objetivos a curto, médio ou a longo prazo.
As vantagens do marketing digital para empresas do varejo
O marketing digital traz infinitas possibilidades para o seu varejo, diversas vantagens para ambos os lados: consumidor e empresa, veja alguns exemplos abaixo:
- Grande alcance – as ações de marketing alcançam públicos de diversos lugares, Estados e até mesmo países;
- Informações do cliente – há diversas ações de marketing que te ajudam a captar informações dos clientes, até para entender mais sobre seus gostos e interesses;
- Público-alvo – você consegue entender melhor quem é o seu público e criar ações mais assertivas;
- Relatórios e métricas – as ações de redes sociais você consegue acompanhar de forma quase simultânea, e ainda consegue analisar os relatórios e métricas, podendo realizar ajustes necessários para melhorar seus resultados.
No geral, a pandemia 2020 trouxe inúmeros prejuízos para diversos setores do mercado. Contudo, mostrou mais ainda o impacto das vendas online e da importância de ter uma presença mais forte no meio digital. Empresas que já investiam antes no marketing não tiveram tantos prejuízos como aquelas que não tinham nenhum tipo de investimento digital. Pense sobre isso!
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