Mais do que apenas disponibilizar produtos, uma marca precisa saber como criar um bom relacionamento com o público. Para isso, o marketing de relacionamento é fundamental, pois com ele é possível realizar a fidelização dos consumidores e garantir o crescimento do negócio.
Essa estratégia publicitária visa o aprofundamento dos vínculos com os clientes, a fim de que seja possível o desenvolvimento de uma autoridade de mercado e a construção de relações mais duradouras.
Essas ações se refletem nas vendas, no crescimento da marca e na consolidação do negócio.
Assim, ao contrário das estratégias de marketing convencionais, para que seja viável a conversão de consumidores em fãs da empresa, é necessário considerar todas as etapas do pipeline de vendas. Desde a prospecção, até o acompanhamento pós-venda.
A ideia aqui não é, necessariamente, vender novos produtos, mas fazer com que os clientes estejam tão satisfeitos com o serviço e o atendimento, que quando houver uma nova necessidade de compra, ele sequer cogite em consumir de empresas concorrentes.
Qual é a importância desse tipo de estratégia de venda?
Independentemente da escala do seu negócio, para criar um bom sistema de Marketing de Relacionamento é fundamental que os gestores invistam no melhor CRM gratuito, no aperfeiçoamento do atendimento, nas interações por meio das redes sociais e no e-mail marketing.
Isso porque, mais do que apenas vender novos produtos, essas ações fazem com que a empresa construa uma legião de compradores fiéis, que defenderão a marca e realizaram a publicidade boca a boca, atraindo novos consumidores de forma gratuita.
Assim, é crucial que toda a experiência de compra dessas pessoas seja bastante positiva e agradável.
Por isso, a empresa precisa atender suas necessidades, tirar as dúvidas com agilidade e fazer com que o momento da transação seja sem burocracias – e o tipo de maquininha de cartão utilizado é fundamental nesse estágio.
Além disso, a criação de programas de fidelidade auxilia para que os negócios garantam o retorno daquele comprador e a aquisição de novos produtos ou serviços.
Na realidade, estima-se que um cliente fidelizado pode passar a comprar até 67% mais do que os novos consumidores.
Deste modo, por meio das melhor maquininha de cartão, é possível:
- Criar descontos exclusivos;
- Disponibilizar produtos gratuitos para os clientes mais assíduos;
- Distribuir cupons cumulativos;
- Presentear e oferecer brindes;
- Acompanhar automaticamente os resultados dessas operações.
Vantagens obtidas por meio do Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento permite que as empresas estejam em sintonia com as necessidades do mercado.
Assim, é possível compreender a fundo o que os clientes pensam, sentem e desejam; e isso trás uma série de vantagens competitivas e benefícios para o negócio.
Isso porque, por meio desses conhecimentos, é possível analisar e criar as melhores ações que:
- Ajudem a atrair o público ideal
Esse tipo de estratégia de Marketing é ideal para auxiliar o setor de vendas a desenvolver os conteúdos que possibilitem educar os leads e que construam o entendimento de que a sua marca ou serviço são as maiores autoridades no setor de atuação.
Isso faz com que, mais adiante, no momento em que os clientes estiverem realizando as pesquisas finais e decidindo os detalhes da compra, o setor de vendas tenha mais facilidade em finalizar os negócios e conquistar um aumento nos lucros.
- Aumentem a taxa de conversão
Ao responder comentários nas redes sociais, curtir avaliações em sites de busca e até responder e-mails dos leads, a empresa passa a nutrir um relacionamento que faz com que o público tenha essa percepção de proximidade e intimidade com a marca.
Deste modo, quando chegar o momento adequado, a empresa tem chances ainda maiores de que esses perfis se qualifiquem para avançar no funil de vendas, chegando ao fundo do pipeline e se convertendo em consumidores fidelizados.
- Permitam a fidelização do consumidor
A utilização de uma maquininha que disponibilize ações de fidelização é apenas a primeira maneira de manter o contato pós-venda.
No entanto, é fundamental que a empresa continue nutrindo esse relacionamento após a compra, pois isso mostra que a marca se importa com o cliente e não apenas com o negócio.
Isso faz com que os consumidores retenham aquele sentimento de confiança e deleite com o atendimento e com a empresa, aumentando as chances de novas compras e de recomendações para familiares e amigos.
- Garantam um investimento com custos baixos
Os custos das ações de marketing que tem o objetivo de manter um cliente são muito menores do que o processo de atração e conquista de novas vendas.
Isso sem mencionar que um cliente novo não tem certeza sobre a qualidade do serviço ou produto e, por isso, tende a investir em compras menores.
Assim, o marketing de relacionamentos é fundamental para os processos de todas as empresas, pois ele é capaz de atrair novos clientes e aumentar o número de vendas.
Além disso, ele cria um contato estruturado e duradouro com o público, consolidando a imagem da marca perante o mercado e desenvolvendo mais relevância para a empresa.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio