Anúncios digitais: conheça os 3 principais tipos e suas maiores vantagens

Quando uma empresa está em busca de um maior posicionamento online, os anúncios digitais são sempre uma boa alternativa. Através dessas ferramentas, é possível aumentar o alcance e a quantidade de captação – o popular Word Of Mouth. 

De acordo com o estudo do E-commerce Radar, é um dos estudos mais completos sobre comércio digital no país. Em 2018, cerca de 60% das transações online do país acontecem após uma busca no site.

É preciso que sua marca esteja bem posicionada para alavancar os acessos e as vendas daquilo no qual você oferece digitalmente. Por isso, não deixe de ler este artigo até o final. Você irá descobrir quais são os principais tipos de anúncios digitais e quais as suas vantagens. 

Qual a importância dos anúncios?

Gerar maior alcance da sua marca é apenas um dentre os diversos objetivos que a sua empresa conseguirá atingir ao criar um anúncio online. 

Imagine que você possui uma loja virtual de convênio odontológico. Ao criar uma campanha através de links e redirecionamentos, será possível atrair possíveis clientes que estão procurando por este serviço. 

É através do uso dessas estratégias que sua empresa ganha fortes aliados para dar um up em seus resultados e se torna uma forte concorrente na área. 

Os principais tipos de distribuidores de publicidade paga

Existem muitos tipos de anúncio que são capazes de proporcionar bons resultados para as corporações. Mas então, diante todas essas opções, como fazer a escolha certa?

Podemos adiantar para você que não existe uma receita pronta. O que deu certo para fulano nem sempre terá o mesmo desempenho para o seu negócio. Cada caso é único e precisa ser analisado separadamente. 

Para te ajudar na escolha, preparamos esta lista com os 5 principais tipos de anúncio: 

Links patrocinados do Google AdWords

Esta é uma das opções mais queridinhas. Mas não é por menos, afinal, todos desejam aparecer na primeira página do Google, não é?! 

Para começar a utilizar esta plataforma é bem simples. Basta você fazer o seu cadastro, criar uma campanha e definir qual o valor máximo que você está disposto(a) a investir. 

A cobrança acontece da seguinte forma: a cada clique que o seu anúncio receber, uma quantia é descontada do seu orçamento total. 

Para que você tenha um desempenho ainda maior, esteja sempre de olho nos relatórios e faça uso das palavras-chave que tenham relação com o seu negócio. 

Anúncios digitais

Redes sociais

A cada dia que passa, as redes sociais ganham ainda mais força. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, cerca de 92,1% das empresas, no Brasil, estão presentes nelas. 

Por isso, muitas marcas investem neste tipo de anúncio para promoverem o seu conteúdo e/ou produto. Assim como os links patrocinados, você paga apenas referente ao número de usuários alcançados. 

Facebook Ads

De acordo com o próprio Facebook, o primeiro trimestre de 2020 contou com mais de 2,6 bilhões usuários ativos. Com número tão altos, esta se torna a principal rede com anúncios. 

Seus diferenciais não param por aí, já que para utilizar esta plataforma é preciso se cadastrar. Logo, ao criar uma campanha é possível segmentá-la para que apenas o seu público alvo seja atingido. 

Vamos voltar ao exemplo que demos anteriormente. Se você deseja divulgar a sua empresa de convênio odontológico, é recomendável que você trace o perfil das pessoas que buscam este tipo de serviço. 

AllQ Agência de Marketing Digital em Goiânia instagram

Instagram Ads

Já faz um tempo que o Instagram deixou de ser um canal apenas de publicação de fotos e vídeos. Os Stories viraram febre e hoje grande parte da população atualiza essa função ao menos uma vez ao dia. 

Automaticamente, as empresas já identificaram um novo local para criar seus anúncios de forma atrativa. Portanto, esta é uma ótima ferramenta para aumentar sua audiência e fazer redirecionamentos rápidos para sua página. 

Anúncios nativos

Certamente, em algum momento que você estava navegando em um site, você já deve ter se irritado com aquelas propagandas que ficam surgindo em cima do conteúdo e você tem que ficar fechando um por uma, não é mesmo? 

Este tipo de propaganda se chama pop-up, porém, não é muito bem visto. Por isso, a fim de não causar este tipo de incômodo, existem os anúncios nativos. Dessa forma, você consegue anunciar seus serviços e conteúdos sem prejudicar a experiência do usuário. 

Essa forma de campanha, geralmente, aparecem no fim do texto como publicações relacionadas. A ideia é que se alguém estiver lendo sobre saúde bucal, ao fim da notícia, surja um conteúdo sobre convênio dental, por exemplo. 

Considerações finais

Agora que você já conhece os principais tipos de anúncio para anúncios digitais, é muito provável que você já tenha a sua preferida em mente. 

O que importa é que independentemente de sua escolha, é preciso ter em mente que é preciso definir um objetivo para a campanha e acompanhar o desempenho com regularidade. 

Caso você não obtenha sucesso na primeira tentativa, não desista! Faça testes e tenha em mente que mesmo nos erros, é possível ter bons aprendizados. 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora da Ideal Odonto, uma empresa de plano odontológico pessoa jurídica e muitos outros.