Entender o algoritmo de SEO do Google é a chave para o sucesso da sua empresa, afinal entendendo essa questão e sabendo utilizar todas as técnicas e ferramentas possíveis, seu site estará sempre em destaque.
Se você conseguir ranquear suas páginas, automaticamente sua marca, produtos e serviços aparecem em relevância para o usuário, na hora que ele busca o que precisa e que tenha a ver com o seu negócio e suas palavras-chaves.
Entenda mais sobre o assunto e não perca mais tempo (e dinheiro)!
O que é um algoritmo?
Falando de forma mais simples, um algoritmo na área de programação (informática), é basicamente uma receita de bolo, ou seja, é um conjunto de regras, um passo a passo do que deve ser feito.
Quando falamos do Google, por exemplo, estamos falando de procedimentos lógicos e que são perfeitamente definidos, para que os robôs do programa entenda o que os usuários querem, ao digitarem palavras e frases no mecanismo de busca.
A intenção é solucionar um problema de forma bastante eficaz e com um número bem amplo de etapas. O programa do Google precisa realizar uma ação de forma praticamente perfeita, levando ao usuário da internet exatamente aquilo que ele busca ao navegar na web.
As máquinas/robôs do algoritmo de SEO do Google são responsáveis por vasculharem a internet e indexarem conteúdos bem elaborados, com palavras-chaves e que solucionem os problemas das pessoas no meio digital.
Esse robôs armazenam diversas informações nos bancos de dados do Google, ou seja, guardam bilhões de páginas que encontramos na rede. Logo, essas páginas fornecem ao buscador uma série de dados, como textos, imagens e vídeos.
No geral, os algoritmos são definidos por inteligência artificial, neste caso as máquinas ranqueiam os conteúdos de acordo com a sua relevância, mostrando eles na ordem do melhor para o menos relevante.
No início do Google a intenção maior dos algoritmos era de buscar rapidamente informações e entregá-las para os usuários que pesquisaram aquele determinado assunto.
Ao longo do tempo a empresa foi se aperfeiçoamento, ajustando e atualizando os algoritmos para que consigam filtrar as melhores páginas e entregar conteúdo de qualidade para quem buscar algo na internet, principalmente nos dias atuais onde há uma infinidade de páginas e conteúdos.
Como o algoritmo de SEO do Google funciona?
Para que o usuário do meio digital encontre exatamente aquilo que ele busca, é preciso que os algoritmos de SEO do Google funcionem corretamente, entregando as melhores páginas e conteúdos para ele.
São diversos critérios que o Google leva em consideração para selecionar os conteúdos que ficam no topo e nas primeiras páginas dos resultados de busca do usuário. Veja abaixo os principais elementos de ranqueamento das páginas (existem mais de 200):
- Conteúdo bem elaborado
O conteúdo é um dos principais fatores de ranqueamento do algoritmo de SEO do Google, por isso ele precisa ser de qualidade, explorando bem as palavras-chaves, formatos, mídias e esclarecendo bem as dúvidas do usuário.
Seu conteúdo precisa ser diferenciado, atrativo e verdadeiro, ajudando a solucionar os problemas das pessoas que estão ali na internet, lembrando de definir quem é seu público-alvo e a forma com que você comunica com ele.
- Tamanho do texto
O tamanho do texto para o algoritmo de SEO do Google é um fator importante, mas não o principal, afinal não adianta escrever um texto de 2 mil palavras só com enrolação.
Um texto com 800 palavras, por exemplo, mas que explique exatamente aquilo que o usuário busca, com certeza vai se destacar e ser ranqueado.
- Fluidez
É preciso tomar cuidado com o excesso de palavras-chaves. Elas precisam estar em seus textos, mas na medida certa. O excesso é ruim para seu leitor e também para você, já que sua página pode ser punida pelo Google, como uma prática de “black hat“.
Para que seu texto fique mais denso é preciso explorar um conteúdo com leitura mais natural, com fluidez, que seja útil e agradável ao seu tipo de público.
Ao invés de sempre utilizar a mesma palavra-chave, você pode explorar sinônimos, palavras-chave “long tail” e termos relacionados que tornam seu texto mais leve e transmite exatamente a mensagem que você queria.
Os algoritmos de SEO do Google são inteligentes e entendem a semântica humana, dando maior ranqueamento para conteúdos bem escritos e agradáveis.
- Palavras-chaves
As palavras-chaves são elementos importantíssimos para o algoritmo de SEO do Google, mas é preciso saber usá-las na quantidade certa e do modo correto também.
Elas precisam atender as necessidades do usuário que realiza pesquisas na internet, estando presentes nos títulos, conteúdo, imagens, vídeos, URL, e demais lugares estratégicos das suas páginas.
- Autoridade
Outro fator importante para o ranqueamento é em relação à autoridade de suas páginas, ou seja, quanto tempo elas existem, quanto mais antigas forem, mais relevância elas terão para a posição de destaque no Google.
Contudo, fique atento não só ao tempo de existência das suas páginas, mas também na atualização do seu conteúdo, pois não adianta está por mais tempo na internet com um conteúdo desatualizado.
Acompanhe sempre as mudanças nos algoritmos de SEO do Google, suas atualizações e demais fatores importantes para que suas páginas sejam ranqueadas e apareçam nas primeiras páginas do Google.
- Backlinks
Por fim, não esqueça de fazer backlinks em seus conteúdos, é preciso utilizar links de outros conteúdos da sua página e também links de outros sites, páginas que sejam relevantes e expliquem ainda mais sobre o assunto que você está abordando.
Novamente, fique atento ao excesso de backlinks e se eles estão sendo de páginas com autoridade no assunto, relevantes e confiáveis. Da mesma forma vale fazer parcerias e pedir para que coloquem o link das suas páginas nos conteúdos deles.
As vantagens de entender como o algoritmo de SEO do Google funciona para o seu negócio
Você já deve ter percebido o quão importante é entender o algoritmo de SEO do Google e buscar trabalhar melhor seus conteúdos, para que sua página apareça em destaque nos buscadores de pesquisa.
Usar as ferramentas e estratégias certas traz diversas vantagens e sucesso para o seu negócio, sinônimo de mais clientes e mais vendas.
Entender como os algoritmos funcionam te ajuda a estar sempre atualizando seu conteúdo para que ele nunca perca a posição no Google e fique esquecido, sem que os usuários cheguem a ver o que você produz.
Aqui na AllQ nós sabemos como o algoritmo de SEO do Google funciona e como podemos te ajudar!
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