Vamos concordar: a comparação faz parte do dia a dia de muitas empresas. Afinal de contas, é por meio dessa análise que é possível saber qual a nossa real posição dentro do mercado.
Além disso, comparar também pode trazer outras diversas informações relevantes para o seu negócio, como referências e insights.
A partir daí, o benchmarking surgiu como uma solução para realizar, de maneira ética, uma boa análise comparativa entre as empresas.
Seja em um comércio, loja de eletrodoméstico, indústria de filtro de ar, entre qualquer outro segmento, essa estratégia é altamente relevante para ter um melhor mapeamento sobre a sua empresa e também saber o que os concorrentes andam fazendo.
Dessa forma, com o benchmarking, você consegue preparar melhores estratégias e desenvolver com eficácia ações de marketing que geram resultados positivos para seu negócio.
Ficou interessado no benchmarking? Então neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes dessa estratégia e quais as suas vantagens. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes do assunto! Vamos lá?
O que é benchmarking?
Basicamente, o benchmarking vem do termo “benchmark”, que traduzido ao português, significa “referência”.
Ou seja, o benchmarking se trata de uma análise detalhada sobre as estratégias e ações das empresas que atuam no mesmo setor que você ou até mesmo em segmentos relacionados.
Por exemplo: se sua empresa trabalha com descarte de eletrônicos, o papel do benchmarking é analisar quais são os comportamentos e ações dos concorrentes.
Dessa maneira, é possível realizar uma autoavaliação e utilizar todas as referências e insights para desenvolver estratégias e ações mais eficazes. Mas para isso, é importante desenvolver uma boa avaliação de benchmarking.
Qual a importância do benchmarking?
O benchmarking pode proporcionar uma série de vantagens e benefícios a uma organização.
Entre elas, a geração de novas idéias e insights é o que mais se destaca. Com a ampliação do conhecimento e das possibilidades de estratégias, um gestor pode escolher seguir pelos melhores caminhos e, como resultado, alcançar maiores resultados.
Além disso, se você atua com cabeamento estruturado, por exemplo, também é possível ter uma visão mais analítica dos concorrentes, uma vez que suas estratégias também serão observadas com cautela.
Com base nas informações de outros negócios, é possível investir em ações muito melhores e ter mais chances de se destacar da concorrência.
O benchmarking é uma forma de obter vantagens competitivas por meio de análises criteriosas e que geram um grande retorno para o empreendedor.
Por fim, com o benchmarking, também é possível alcançar mais clientes, maximizar o faturamento, reduzir os custos com estratégias de marketing, e muito mais!
Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do benchmarking e conhece os seus processos, o que acha de investir nessa tendência e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.